Soledad Brothers

A banda norte-americana vem a Portugal apresentar o mais recente álbum de originais, em dois concertos a não perder.

Os norte-americanos Soledad Brothers vêm a Portugal no próximo mês de Março, para dar a conhecer o seu último álbum, “Voice of the Treason”. A banda de Detroit actua a 25 de Março no espaço Porto Rio, na Invicta, e no dia a seguir, 26, na Oficina do Cais, no Montijo.

Benjamin Swank (Ben Smith) e Johnny Walker (Johnny Wirick) juntaram-se pela primeira vez na década de 1990 na sua terra natal, Maumee, Ohio onde ambos tocavam com umas bandas locais de blues. Depois de visitarem Detroit para uns concertos na cidade, a dupla foi posta a tocar em conjunto pelo dono da Italy Records, Dave Buick.

O nome, Soledad Brothers, foram-no buscar a três prisioneiros negros que, em finais da década de 1960, sob a alçada dos Black Panthers lutaram desde a prisão pelo fim da descriminação que reinava dentro e fora das celas.

Lançaram os primeiros dois singles em Itália, o último produzido por Jack White dos The White Stripes. A parceria com Jack White revelou-se frutífera, com o lançamento do seu álbum de estreia, Estrus, em 2000. Devido à receptividade que o álbum de estreia teve, a banda decidiu… relançá-lo em 2002. Extremamente influenciados pelos Blues, com uma sonoridade a fazer lembrar MC5 ou Iggy and the Stooges, este relançamento conta também com inúmeras influências do Brit-rock das décadas de 1960 e 1970.

“Steal Your Soul and Dare Your Spirit To Move”, também de 2002 é o seu trabalho mais aclamado. Inspirando-se em artistas legendários dos Blues como os Mississippi Fred McDowell, Big Joe Williams e Sonny Boy Williamson, a banda criaram um álbum cheio de alma, oscilando entre as raízes que os inspiram e a criação de algo que é actual e original.

Em 2003, lançaram o terceiro álbum de originais, “Voice of Treason”, pela editora europeia Loog Records que abandona um pouco os Blues originais para lhe adicionar um pouco da dança e energia do Rock ‘n’ Roll.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This