PATTI SMITH: OUTSIDE SOCIETY

Patti Smith, artista que figura no Rock And Roll Hall Of Fame revela OUTSIDE SOCIETY, uma nova compilação dos seus temas mais conhecidos das editoras Arista e Columbia.  Este lançamento com 18 temas assinala a sua primeira colecção de singles em formato de CD, abrangendo todo o material gravado da cantora.  Os temas são apresentados de forma cronológica, abrangendo os períodos de 1975 (o seu álbum de estreia, Horses, com “Gloria” e “Free Money”) até 2007 (Twelve, com a sua versão de “Smells Like Teen Spirit” dos Nirvana). Também lançado em vinil como LP duplo, OUTSIDE SOCIETY estará disponível a partir de 22 de Agosto (Portugal).

A música presente em OUTSIDE SOCIETY foi recentemente remasterizada pelo engenheiro premiado Greg Calbi e Tony Shanahan, elemento da banda de Patti Smith. O booklet do CD irá incluir breves memórias sobre cada tema composto por Patti, que também supervisionou pessoalmente as escolhas.

Por exemplo, sobre o teama “Because The Night”, eis o que a cantora escreveu: “Bruce Springsteen deu-me um excelente presente ao permitir que criasse alguns versos para o seu hino tão maravilhosamente bem escrito. O meu contributo foi composto para o meu futuro marido, Fred ‘Sonic’ Smith. Apesar de termos interpretado este tema centenas de vezes, a forte resposta que o mesmo sempre provoca faz com que seja sempre uma novidade e algo de estimulante de cantar.”

O lançamento de OUTSIDE SOCIETY culmina o ano e meio de elogio e adulação por parte da crítica relativamente à publicação do seu best-seller do New York Times, obra de não ficção, intitulado Just Kids (Ecco, Janeiro de 2010). Sobre a sua obra autobiográfica, o jornal escreveu o seguinte: “(…) a madrinha do punk relembra o seu tempo passado com Robert Mapplethorpe e os seus desejos de uma vida artística em Nova Iorque.”

Em Novembro de 2010, coincidindo com a edição em papel de Just Kids, Patti Smith recebeu o National Book Award para obra de não ficção, numa cerimónia especial de entrega de prémios realizada em Nova Iorque. Este prémio encabeçou uma lista de distinções que a cantora também recebeu ao longo do ano:

* The American Library Association (ALA) – presença na lista de Livros Notáveis de 2010;
* Finalista do prémio anual Book Prize do Los Angeles Times – na área Interesses Actuais;
* Prémio National Book Critics Circle Award – finalista na área Autobiografia/Livro de memórias;
* Revista Publishers Weekly – presença na lista do Top 10 de Melhores Livros de 2010.

O lançamento de OUTSIDE SOCIETY também precede a gala dos prémios Polar Music, que irá realizar-se a 30 de Agosto na Suécia. Patti Smith e o Kronos Quartet foram seleccionados como laureados para receberem o prestigiante prémio das mãos de Sua Majestade o Rei Carlos XVI Gustavo da Suécia. O comité dos prémios Polar Music afirmou: “Por dedicar a sua vida à arte, em todas as formas, Patti Smith demonstrou quanto rock’n’roll existe na poesia e quanta poesia existe no rock’n’roll. Patti Smith é uma espécie de Rimbaud com amplificadores Marshall. Transformou a forma como toda uma geração se apresenta, pensa e sonha. Com a sua inimitável alma de artista, Patti Smith demonstra continuamente que o povo é que tem o poder.”

O reconhecimento consolidado de Just Kids conquistou um enorme novo conjunto de fãs para Patti Smith – e OUTSIDE SOCIETY proporciona agora o começo perfeito para a sua música para estes novos fãs.

Ao escrever sobre “Trampin’”, a última faixa de OUTSIDE SOCIETY, Patti reflecte o estilo autobiográfico que faz lembrar Just Kids: “Este tema espiritual único, interpretado originalmente por Marion Anderson, foi interpretado ao vivo no estúdio com a minha filha Jesse. Fala sobre o viajante errante que procura um lar após anos de trabalho, palavras e viagens.”

Os próximos espectáculos de Patti Smith e a sua banda (que incluem Lenny Kaye, Jay Dee Daugherty, Tony Shanahan e Jack Petruzzelli) incluem: o monumento nacional norte-americano de Castle Clinton em Battery Park, Manhattan, a 14 de Julho; e o terreno da reserva índia da tribo Shinnecock, a 5 de Agosto, no dia de abertura do festival “Escape To New York”.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This