“Por exemplo, uma rosa”, de Ana Pessoa e Madalena Matoso
Será uma rosa, uma rosa?
Pode uma garagem parecer uma caixa de pão?
Por exemplo, uma rosa, de Ana Pessoa e Madalena Matoso (Planeta Tangerina, 2023), traz-nos questões simples, mas complexas, faz-nos pensar e repensar, olhar uma e outra vez para as suas ilustrações simples, mas apelativas e de alto-contraste.
Um livro adequado para crianças a partir dos 5/6 anos, indicado para descobrir o poder das letras e das palavras. Com ele descobrimos o que afinal até já sabemos “As palavras designam tudo o que existe e existiu, tudo o que imaginamos e também as coisas que parecem nem existir porque não as conseguimos ver, ouvir ou cheirar”
Com Por exemplo, uma rosa, brincamos com as palavras e as palavras brincam com os leitores (grandes e pequenos), poderá ser um dicionário de imagens para iniciação à leitura, onde se conjugam as ilustrações (nas quais as crianças se conseguem rever) e as palavras que as denominam. Poderá ser o livro que surpreende pela sua interatividade e possibilidade de ser sempre uma novidade, já que a forma como se explora pode variar (Vamos encontrar as ilustrações? Vamos encontrar as palavras? Vamos nomear e renomear?)
É o próprio livro que interage com o leitor quando lhe pede para escrever, desenhar, contar letras ou mesmo terminar a história!
É um livro surpreendente, interativo e bastante pedagógico!
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados