PORTUGAL – UM DIA DE CADA VEZ: o novo filme de João Canijo

Portugal – Um Dia de Cada Vez é o título do novo filme de João Canijo, realizado com Anabela Moreira, e que terá a sua primeira apresentação na Competição Nacional do DOCLisboa, estreando logo a seguir nos cinemas. Numa viagem que percorre uma dúzia de aldeias, vilas ou lugares – desde o extremo interior Norte do país, através de Trás-os-Montes e do Alto Douro -, o filme é um retrato de gentes cada vez mais sós e esquecidas e que vivem o seu dia a dia, um dia de cada vez. Dois anos depois de É o Amor, este é mais um trabalho documental de grande fôlego, que faz parte de um projecto mais amplo e que será completado ao longo dos próximos anos (e que dará origem também a uma série de televisão de doze episódios de cinquenta minutos, que será vista na RTP).

Resultado de um ano e meio de filmagens e de mais de trezentas horas de material, neste filme João Canijo e Anabela Moreira fazem um retrato extremamente agudo do Portugal do interior, destruído e abandonado, e do que ficou dos últimos quarenta anos, de paisagem física e humana.

O filme teve apoio financeiro do ICA, participação da RTP e apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e é uma produção da Midas Filmes.

Depois da apresentação no DOCLisboa o filme estreará nas salas de cinema e começará a sua carreira internacional.

João Canijo está neste momento nos trabalhos de produção da sua próxima longa-metragem de ficção.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This