PRETA marca presença na Monstra 2013

A PRETA, projeto multidisciplinar na área das artes visuais, criou papertoys exclusivos para a animação “Quiero Você”, que estreia no próximo sábado, dia 16 de março, na sessão de encerramento da Monstra – Festival de Animação de Lisboa. Carmen, Valter e a Monstra Fadista são os três bonecos de papel que o projeto PRETA criou para a animação “Quiero Você”, escrita por Francisco Gomes e realizada por Sandra Ramos. A curta-metragem conta a história da espanhola Carmen e do brasileiro Valter, dois corações destroçados que rumaram a Portugal, duas almas gémeas que nunca se cruzaram. Numa casa de fados algures em Alfama, este desencontro é cantado por uma Monstra Fadista. Brasil e Espanha, países convidados da edição deste ano da Monstra, são personagens centrais de “Quiero Você”, uma curta em stop motion filmada nas ruas de Lisboa.

A conceção dos bonecos esteve a cargo de Lília de Carvalho, criadora do projeto PRETA, Hugo Lucas, ilustrador convidado, e Maria João Barbosa aka Luna Kirsche, ilustradora e designer residente.

Criados em 2010, os PRETA-Papertoys são objetos de carácter lúdico, que pretendem promover a ilustração e construção em papel como manifestações artísticas e de divulgação histórica e cultural. Concebidos por ilustradores emergentes, os PRETA-Papertoys já foram distinguidos com um prémio de novos talentos, promovido pelo Mercado Mundo Mix, em 2010, e foram selecionados e expostos no concurso POPs – Projetos Originais Portugueses, da Fundação de Serralves. Fora de portas, os papertoys da PRETA também fazem sucesso, tendo estado expostos e para venda em festivais como o OFFF – Festival Internacional Pós-Digital, em Barcelona.

As personagens de “Quiero Você” vão estar à venda na loja oficial do festival, no Cinema São Jorge, em Lisboa, com um preço unitário de cinco euros.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This