PRETA marca presença na Monstra 2013

A PRETA, projeto multidisciplinar na área das artes visuais, criou papertoys exclusivos para a animação “Quiero Você”, que estreia no próximo sábado, dia 16 de março, na sessão de encerramento da Monstra – Festival de Animação de Lisboa. Carmen, Valter e a Monstra Fadista são os três bonecos de papel que o projeto PRETA criou para a animação “Quiero Você”, escrita por Francisco Gomes e realizada por Sandra Ramos. A curta-metragem conta a história da espanhola Carmen e do brasileiro Valter, dois corações destroçados que rumaram a Portugal, duas almas gémeas que nunca se cruzaram. Numa casa de fados algures em Alfama, este desencontro é cantado por uma Monstra Fadista. Brasil e Espanha, países convidados da edição deste ano da Monstra, são personagens centrais de “Quiero Você”, uma curta em stop motion filmada nas ruas de Lisboa.

A conceção dos bonecos esteve a cargo de Lília de Carvalho, criadora do projeto PRETA, Hugo Lucas, ilustrador convidado, e Maria João Barbosa aka Luna Kirsche, ilustradora e designer residente.

Criados em 2010, os PRETA-Papertoys são objetos de carácter lúdico, que pretendem promover a ilustração e construção em papel como manifestações artísticas e de divulgação histórica e cultural. Concebidos por ilustradores emergentes, os PRETA-Papertoys já foram distinguidos com um prémio de novos talentos, promovido pelo Mercado Mundo Mix, em 2010, e foram selecionados e expostos no concurso POPs – Projetos Originais Portugueses, da Fundação de Serralves. Fora de portas, os papertoys da PRETA também fazem sucesso, tendo estado expostos e para venda em festivais como o OFFF – Festival Internacional Pós-Digital, em Barcelona.

As personagens de “Quiero Você” vão estar à venda na loja oficial do festival, no Cinema São Jorge, em Lisboa, com um preço unitário de cinco euros.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This