Remember Shakti

Directamente dos E.U.A para o Coliseu dos Recreios o projecto do inglês John McLaughlin regressa dia 9 de Julho aos palcos nacionais.

John McLaughlin é inglês e pertence à geração prolífica de grandes guitarristas ingleses, como Clapton, Page ou Beck. Começou a tocar guitarra com apenas 11 anos, evoluindo na técnica com o gramofone passando o som de Big Bill ou Muddy Waters, mais tarde Django ou Miles. Quando em 1969 se muda para os EUA, já com 27 anos, em breve toca com nomes como Wayne Shorter ou Miles Davis, ao som do qual cresceu. A paixão, primeiro, pela guitarra acústica, depois a fusão, passando pela clássica e pela música indiana, a vida e a orientação musical de John seguem trilhos diversos.

Depois de projectos como Mahavishnu Orchestra, icóne dos 70’s, construído com Jerry Goodman, Billy Cobham, Rick Laird e Jan Hammer, a opção oriental chama mais alto e nasce o projecto Shakti (energia divina), inovador na época, fundindo a guitarra, tabla, mandolim, jankiram ghatam, mirdangam, instrumentos típicos indianos, numa mistura brilhante e inconfundível.

Nos anos 80, a Mahavishnu ressuscita, sem o Orchestra, mas por pouco tempo, e em 1988 a vida musical de McLaughlin segue um novo rumo, com o John McLaughlin Trio, com baixo eléctrico e percussão, a receberem ovações por todo o mundo, numa tour mundial de 5 longos anos. Em 1993, no seu novo projecto The Free Spirits, toca guitarra eléctrica com Dennis Chambers na bateria e Joey DeFrancesco no Hammond. Um dos melhores guitarristas de jazz de sempre e inspiração para a nova geração de guitarristas, procura sempre caminhos novos, no flamenco (com Meola e Paco de Lucia), na música clássica ou indiana, no jazz americano (Chick Corea) ou europeu, mantendo uma frescura e um brilho musical que só têm vindo a crescer nos seus mais de 30 anos de carreira.

O projecto Shakti tomou novo fôlego no Outono de 1997, quando a Índia estaria para celebrar o 50º aniversário da independência dos ingleses. Em honra desta ocasião, John decidiu reunir novamente os antigos colaboradores, abrindo um novo capítulo, mais uma vez, no seu trajecto musical. Este capítulo continua aberto após 7 anos, com Zakir Hussain, U.Srinivas no mandolim e V. Selvaganesh na kanjira e ghatam. Remember Shakti continua viva ainda hoje e estará no Coliseu dos Recreios em Lisboa no próximo dia 9 de Julho para o mostrar. Os preços vão dos 15 aos 42 euros, havendo ainda os preços de camarotes. Às 21.30, a não perder.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This