Untitled

Será o fim do TPA Multibanco com a existência dos novos Pagamentos Digitais?

As vantagens do uso de tpa's em análise.

Sem dúvida que as novas formas de pagamentos digitais facilitaram a vida aos consumidores no seu dia a dia conferindo-lhes, pelo menos, mais escolhas na hora de comprar. Mas a verdade é que tanto o papel-moeda como os cartões de débito e crédito continuam a ser predominantes nos pagamentos para os consumidores portugueses.

No final de 2018 estavam ativos cerca de 23,6 milhões de cartões bancários, segundo o Relatório dos Sistemas de Pagamentos de 2018 do Banco de Portugal, citado pelo Jornal Económico.

Portugal é, aliás, o quarto país da União Europeia com mais cartões bancários por habitante de acordo com a mesma publicação. Desse número, segundo regista o relatório citado, 21, 8 milhões tinham a funcionalidade de débito e 8,5 milhões, por seu turno, a funcionalidade de crédito.

Quanto às inovações tecnológicas, regista-se que cerca de 38% do total dos cartões bancários já tinham a tecnologia contactless. Para se aferir da importância dos cartões – e, por consequência, entendermos desde logo as vantagens do uso de tpa’s – veja-se que, em 2018, 88,6% dos pagamentos no retalho foram feitos com cartões. Uma percentagem que representa, em números absolutos, nada mais nada menos do que 2,368 milhões de operações efectuadas com cartão bancário de débito ou crédito e um montante global que ascende aos 125,3 mil milhões de euros.

O mesmo relatório indica que Portugal ocupa a segunda posição na União Europeia em termos de caixas automáticas por habitante. Relativamente aos Terminais de Pagamento Automático – tpa fixo ou móvel – estes cresceram 8,7% em 2018. Vejamos as razões para tal.

Uso de TPA’s: porque continuam a crescer?

É certo que os cartões de pagamento implicam menores custos para os bancos, visto que a distribuição física do dinheiro sai cara. Para os clientes, representam também facilidade e conforto. O tpa multibanco assume-se assim uma solução natural, antes de mais, como facilitador de relações comerciais. 

As vantagens do uso de tpa’s são várias. Desde logo, porque o sistema tpa permite efetuar pagamentos eletrónicos de forma acessível e célere; quer com cartões multibanco nacionais ou internacionais, quer com crédito, quer com débito.

A forma de adesão a este sistema passa por, em primeiro lugar, conhecer o mercado e as condições de cada banco. Basta uma visita ao banco para iniciar o processo. Saiba de antemão quais os documentos que tem que levar.

A nível de custos para o seu tpa multibanco, lembre-se que estes se dividirão em vários: custo de instalação, tarifa mensal do equipamento, custo de comunicações e taxa de serviço.

As vantagens do uso de tpa’s

  1. Pagamentos efetuados com toda a comodidade, rapidez e com ganhos para cliente e vendedor;
  2. Garantia de pagamento: o valor da compra é creditado na conta da empresa;
  3. Maior segurança, com menos dinheiro físico envolvido nas transações e em caixa;
  4. Para os clientes representa uma forma de pagamento alternativa, que promove as suas vendas;
  5. Tecnologia Contactless. Neste caso, no tpa multibanco não há a necessidade de introdução do PIN em pagamentos até 20€

Mais sobre as vantagens do uso de tpa’s?

Saiba que o tpa multibanco pode ser disponibilizado em várias modalidades: fixo, móvel e virtual.

Com os primeiros, o tpa multibanco será instalado fisicamente no seu posto de venda onde, dependendo daquilo que precisa a nível de mobilidade, pode escolher o que melhor se adequa a si.

O virtual, por seu turno, liga-se ao posto de venda via internet. Dentro daquelas que são as vantagens do uso de tpa’s estão também as operações que se podem fazer com nestes: compras, devoluções, consulta de saldos e movimentos, pedido de livro de cheques e pagamentos de serviços.

A nível de funcionamento, os tpa multibanco são também fáceis de usar: regista-se o valor da compra ou serviço e a ordem de pagamento é dada, sendo que depois o titular do cartão confirma o valor, introduzindo o código secreto e o valor em causa é transferido para o comerciante, a quem será cobrada uma comissão pelo serviço.

Finalmente, é emitido um talão bancário comprovativo da compra. Facilidade, segurança e comodidade. O tpa multibanco continua a ser a melhor solução para o seu negócio.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This