Workshop Taping y Daiquiris – Volver by Chakall

Workshop Taping y Daiquiris – Volver by Chakall

Aprenda a confeccionar algumas iguarias argentinas

Os workshops de tapas e daiquiris já não são uma novidade no Volver by Chakall, o restaurante de inspiração argentina que levou o famoso chef a regressar às suas origens gastronómicas.

Depois de termos provado um jantar que ainda nos está na memória, fomos desafiados para afiar as facas e experimentar este workshop que, para além da confecção, contempla a degustação de tudo o que é feito pelos aspirantes a chefs. Leia o artigo e descubra como pode ser também um mestre na cozinha.

 

Workshop Taping y Daiquiris - Volver by Chakall

 

Workshop Taping y Daiquiris - Volver by Chakall

Tapas e Daiquiris é uma combinação sugestiva e perfeita para o calor dos dias. Mas mais divertido do que simplesmente provar os sabores divinais do Volver, é vestir o avental, colocar o turbante e dar início a um workshop ao fim da tarde. Alexandra Gameiro, gerente do espaço, recebeu o grupo de 14 pessoas com a sua boa-disposição característica e começou por desvendar, junto ao bar do restaurante, os segredos de um bom daiquiri de morango com gengibre.

Workshop Taping y Daiquiris - Volver by Chakall
Entusiasmados e bem mais frescos, seguimos para a sangria de espumante com frutos vermelhos, que só provámos durante o jantar (e sim, saímo-nos muito bem, estava óptima!).

Alexandra saiu de cena e apresentou-nos Pedro Lopes, chefe de sala, que nos ensinou como fazer um pisco sour, que apesar de ter sido servido num copo de shot, apreciámos calmamente para desconstruir todos os sabores.

Workshop Taping y Daiquiris - Volver by Chakall

Workshop Taping y Daiquiris - Volver by Chakall

Encerrada a etapa das bebidas, subimos então para a mezzanine onde nos encontrámos com David Page, chef residente do Volver. As tábuas e as facas, bem como alguns ingredientes, já estavam em cima da mesa à espera que o chef nos desse algumas orientações para fazermos os rolinhos vietnamitas: cortar os legumes na longitudinal para rechear as folhas de massa de arroz.

Workshop Taping y Daiquiris - Volver by Chakall

Workshop Taping y Daiquiris - Volver by Chakall

Workshop Taping y Daiquiris - Volver by Chakall

Depois, David Page mostrou-nos como podemos fazer uma panacotta, tradicionalmente doce e servida como sobremesa, mas que neste caso seria salgada e com sabores mais improváveis: panacotta de espargos. Infelizmente não provámos (não teve tempo suficiente para solidificar), mas fica a sugestão para uma entrada mais exótica.

Workshop Taping y Daiquiris - Volver by Chakall

Por fim, o chef deu-nos todas as dicas para fazer uma sobremesa rápida, simples, mas repleta de aromas e texturas: cheesecake com molho de marmelada de goiaba, salpicado com amêndoas torradas. Uma óptima sugestão para quem não quer perder muito tempo na cozinha.

Workshop Taping y Daiquiris - Volver by Chakall

Workshop Taping y Daiquiris - Volver by Chakall

Já sem o avental e o turbante a la Chakall, regressámos à sala para provar as tapas. Mas para que experimentássemos outras especialidades da casa, a equipa do Volver serviu-nos um complemento que nos deu a segurança (e o alívio) de que não sairíamos do restaurante com fome: primeiro o couvert (composto por pão, hummus de abóbora, tapenade de azeitona, panacotta de manjericão e scones de azeitona), depois chouriço argentino com chimichurri e pimentos padrón com amêndoas torradas. Seguiram-se as famosas empanadas argentinas, de duas variedades: atum e pimentos grelhados e carne com pimentos. Chegou-nos à mesa a provoleta no forno com bacon, azeitonas e orégãos e, por fim, o matambre a la pizza, uma espécie de pizza em que a base de massa é substituída por carne, sobreposta com cogumelos portobello, chouriço argentino, molho de tomate e chimichurri.

Quanto às sobremesas, para além do nosso cheesecake, provámos também o carpaccio de abacaxi com maracujá, coentros e pimenta rosa.

 

Por 35€ por pessoa, através da compra de vouchers via Let’s Bonus (site de venda de propostas, com desconto, de produtos de saúde, bem-estar e lazer), é possível desfrutar desta experiência que desperta todos os sentidos. O workshop Taping y Daiquiris apenas decorre sob marcação prévia aos jantares de segunda a quarta-feira.

Esta foi a última sessão desta temporada, mas o Volver promete regressar com a iniciativa em breve, por isso já sabe: fique atento e não perca a próxima oportunidade de dar um show no próximo jantar em casa.

 

Receitas:

 

Daiquiri de morango com gengibre
Ingredientes:

 

Gengibre fresco (2 cm)

500 gr de morangos

4 colheres de açúcar

Sumo de meia lima

1cl de água aromatizada (com morangos e hortelã)

2,5 cl de rum

Gelo

 

Cortar os morangos e o gengibre ao meio. Triturar o gengibre e os morangos numa liquidificadora. Adicionar ao preparado o sumo de lima, a água aromatizada e o açúcar. Adicionar o rum e mexer bem. Juntar gelo, deixar refrescar e está pronto a servir.

 

Sangria de espumante com frutos vermelhos

 

Ingredientes:

 

2 colheres de frutos vermelhos

4 colheres de açúcar mascavado

1 garrafa de espumante doce

Safari

Água Castelo

Vodka

 

Num jarro, juntar os frutos vermelhos, o açúcar e com um pouco de espumante e mexer (sem colher). Adicionar o resto do espumante lentamente para não perder o gás. Voltar a mexer. Juntar 6 medidas (tampas) de Safari, ¼ de água Castelo e 2 medidas (tampas) de vodka. Servir com gelo.

 

Pisco Sour

 

Ingredientes:

 

5 medidas (copo doseador de cocktail) de Pisco a gosto

2 medidas de sumo de lima

2 medidas de xarope de açúcar

Angostura bitters (aromatizante)

2 medidas de clara de ovo

 

Juntar todos os ingredientes num shaker. Ao servir, adicionar o aromatizante com o auxílio de um conta-gotas.

 

Rolinhos Vietnamitas

 

Ingredientes:

 

Curgete

Pimento vermelho

Cenoura

Gengibre

Manga

Alho francês

Folhas de massa de arroz

Molho agri-doce

 

Cortar os legumes na longitudinal o mais fino possível (sendo que podem ser estes ou outros a gosto) e reservar. Mergulhar as folhas de arroz em água morna, uma a uma, para que cozinhem e estendê-las na tábua de cozinha. Escolher a combinação de legumes e montá-los ao centro nas folhas de arroz. Dobrar primeiro as partes laterais e depois enrolar de baixo para cima. Servir fresco com molho agri-doce.

 

Cheesecake com molho de marmelada de goiaba

 

Ingredientes:

 

1 pacote de bolacha Maria

1 pacote de bolacha de aveia

100 gr de manteiga

250 g de natas

250 g de mascarpone

150 g de açúcar em pó

Marmelada de goiaba

Amêndoas torradas laminadas

1 pitada de sal

 

Derreter a manteiga e reservar. Triturar as bolachas e juntar à manteiga. Derreter com água o mesmo peso de água da quantidade de marmelada de goiaba pretendida, deixar arrefecer e reservar. Noutro recipiente, bater as natas, o mascarpone, o açúcar em pó e o sal. Num copo, montar por camadas a gosto os seguintes ingredientes: bolacha, mistura de mascarpone e natas e, por fim, marmelada de goiaba. Coloque por cima umas lascas de amêndoa torrada. Leve ao frigorífico durante uma hora e está pronto a servir.

 

Horário de funcionamento:

Segunda a Quinta: almoços das 12:30h às 15h e jantares das 19:30h às 22:30h

Sexta e sábado 20h às 23h

Encerra ao Domingo, Sábado ao almoço e feriados.

Rua Luís de Freitas Branco – 5

1600-488 Lisboa Lumiar

Fotografia de Ricardo Freire Mateus



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This