Workshop Taping y Daiquiris – Volver by Chakall
Aprenda a confeccionar algumas iguarias argentinas
Os workshops de tapas e daiquiris já não são uma novidade no Volver by Chakall, o restaurante de inspiração argentina que levou o famoso chef a regressar às suas origens gastronómicas.
Depois de termos provado um jantar que ainda nos está na memória, fomos desafiados para afiar as facas e experimentar este workshop que, para além da confecção, contempla a degustação de tudo o que é feito pelos aspirantes a chefs. Leia o artigo e descubra como pode ser também um mestre na cozinha.
Tapas e Daiquiris é uma combinação sugestiva e perfeita para o calor dos dias. Mas mais divertido do que simplesmente provar os sabores divinais do Volver, é vestir o avental, colocar o turbante e dar início a um workshop ao fim da tarde. Alexandra Gameiro, gerente do espaço, recebeu o grupo de 14 pessoas com a sua boa-disposição característica e começou por desvendar, junto ao bar do restaurante, os segredos de um bom daiquiri de morango com gengibre.
Entusiasmados e bem mais frescos, seguimos para a sangria de espumante com frutos vermelhos, que só provámos durante o jantar (e sim, saímo-nos muito bem, estava óptima!).
Alexandra saiu de cena e apresentou-nos Pedro Lopes, chefe de sala, que nos ensinou como fazer um pisco sour, que apesar de ter sido servido num copo de shot, apreciámos calmamente para desconstruir todos os sabores.
Encerrada a etapa das bebidas, subimos então para a mezzanine onde nos encontrámos com David Page, chef residente do Volver. As tábuas e as facas, bem como alguns ingredientes, já estavam em cima da mesa à espera que o chef nos desse algumas orientações para fazermos os rolinhos vietnamitas: cortar os legumes na longitudinal para rechear as folhas de massa de arroz.
Depois, David Page mostrou-nos como podemos fazer uma panacotta, tradicionalmente doce e servida como sobremesa, mas que neste caso seria salgada e com sabores mais improváveis: panacotta de espargos. Infelizmente não provámos (não teve tempo suficiente para solidificar), mas fica a sugestão para uma entrada mais exótica.
Por fim, o chef deu-nos todas as dicas para fazer uma sobremesa rápida, simples, mas repleta de aromas e texturas: cheesecake com molho de marmelada de goiaba, salpicado com amêndoas torradas. Uma óptima sugestão para quem não quer perder muito tempo na cozinha.
Já sem o avental e o turbante a la Chakall, regressámos à sala para provar as tapas. Mas para que experimentássemos outras especialidades da casa, a equipa do Volver serviu-nos um complemento que nos deu a segurança (e o alívio) de que não sairíamos do restaurante com fome: primeiro o couvert (composto por pão, hummus de abóbora, tapenade de azeitona, panacotta de manjericão e scones de azeitona), depois chouriço argentino com chimichurri e pimentos padrón com amêndoas torradas. Seguiram-se as famosas empanadas argentinas, de duas variedades: atum e pimentos grelhados e carne com pimentos. Chegou-nos à mesa a provoleta no forno com bacon, azeitonas e orégãos e, por fim, o matambre a la pizza, uma espécie de pizza em que a base de massa é substituída por carne, sobreposta com cogumelos portobello, chouriço argentino, molho de tomate e chimichurri.
Quanto às sobremesas, para além do nosso cheesecake, provámos também o carpaccio de abacaxi com maracujá, coentros e pimenta rosa.
Por 35€ por pessoa, através da compra de vouchers via Let’s Bonus (site de venda de propostas, com desconto, de produtos de saúde, bem-estar e lazer), é possível desfrutar desta experiência que desperta todos os sentidos. O workshop Taping y Daiquiris apenas decorre sob marcação prévia aos jantares de segunda a quarta-feira.
Esta foi a última sessão desta temporada, mas o Volver promete regressar com a iniciativa em breve, por isso já sabe: fique atento e não perca a próxima oportunidade de dar um show no próximo jantar em casa.
Receitas:
Daiquiri de morango com gengibre
Ingredientes:
Gengibre fresco (2 cm)
500 gr de morangos
4 colheres de açúcar
Sumo de meia lima
1cl de água aromatizada (com morangos e hortelã)
2,5 cl de rum
Gelo
Cortar os morangos e o gengibre ao meio. Triturar o gengibre e os morangos numa liquidificadora. Adicionar ao preparado o sumo de lima, a água aromatizada e o açúcar. Adicionar o rum e mexer bem. Juntar gelo, deixar refrescar e está pronto a servir.
Sangria de espumante com frutos vermelhos
Ingredientes:
2 colheres de frutos vermelhos
4 colheres de açúcar mascavado
1 garrafa de espumante doce
Safari
Água Castelo
Vodka
Num jarro, juntar os frutos vermelhos, o açúcar e com um pouco de espumante e mexer (sem colher). Adicionar o resto do espumante lentamente para não perder o gás. Voltar a mexer. Juntar 6 medidas (tampas) de Safari, ¼ de água Castelo e 2 medidas (tampas) de vodka. Servir com gelo.
Pisco Sour
Ingredientes:
5 medidas (copo doseador de cocktail) de Pisco a gosto
2 medidas de sumo de lima
2 medidas de xarope de açúcar
Angostura bitters (aromatizante)
2 medidas de clara de ovo
Juntar todos os ingredientes num shaker. Ao servir, adicionar o aromatizante com o auxílio de um conta-gotas.
Rolinhos Vietnamitas
Ingredientes:
Curgete
Pimento vermelho
Cenoura
Gengibre
Manga
Alho francês
Folhas de massa de arroz
Molho agri-doce
Cortar os legumes na longitudinal o mais fino possível (sendo que podem ser estes ou outros a gosto) e reservar. Mergulhar as folhas de arroz em água morna, uma a uma, para que cozinhem e estendê-las na tábua de cozinha. Escolher a combinação de legumes e montá-los ao centro nas folhas de arroz. Dobrar primeiro as partes laterais e depois enrolar de baixo para cima. Servir fresco com molho agri-doce.
Cheesecake com molho de marmelada de goiaba
Ingredientes:
1 pacote de bolacha Maria
1 pacote de bolacha de aveia
100 gr de manteiga
250 g de natas
250 g de mascarpone
150 g de açúcar em pó
Marmelada de goiaba
Amêndoas torradas laminadas
1 pitada de sal
Derreter a manteiga e reservar. Triturar as bolachas e juntar à manteiga. Derreter com água o mesmo peso de água da quantidade de marmelada de goiaba pretendida, deixar arrefecer e reservar. Noutro recipiente, bater as natas, o mascarpone, o açúcar em pó e o sal. Num copo, montar por camadas a gosto os seguintes ingredientes: bolacha, mistura de mascarpone e natas e, por fim, marmelada de goiaba. Coloque por cima umas lascas de amêndoa torrada. Leve ao frigorífico durante uma hora e está pronto a servir.
Horário de funcionamento:
Segunda a Quinta: almoços das 12:30h às 15h e jantares das 19:30h às 22:30h
Sexta e sábado 20h às 23h
Encerra ao Domingo, Sábado ao almoço e feriados.
Rua Luís de Freitas Branco – 5
1600-488 Lisboa Lumiar
Fotografia de Ricardo Freire Mateus
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados