lisbon_challenge

BETA-I PROMOVE A PRIMEIRA EDIÇÃO DO LISBON CHALLENGE

xxx

Entre Junho e Outubro de 2013, a Beta-i transformará Lisboa no centro do empreendedorismo, ao realizar a primeira edição do Lisbon Challenge – um programa internacional de aceleração de startups, que visa capacitá-las para o crescimento, internacionalização e captação de financiamento a curto prazo. Inspirado no internacionalmente reconhecido MassChallenge de Boston, o Lisbon Challenge arranca a 18 de Junho de 2013 e contará com a participação de 200 mentores e mais de 100 investidores, com sessões em Boston, Londres e São Paulo. As vagas são limitadas a 75 equipas e as candidaturas decorrem até 31 de Maio em www.lisbon-challenge.com. O custo de cada candidatura é de 149€, valor apenas aplicável se a equipa for selecionada para integrar o programa.

Segundo Pedro Rocha Vieira, Presidente da Beta-i: “O Lisbon Challenge destina-se a startups de qualquer área e qualquer parte do mundo. É um programa intensivo, com a duração de quatro meses, com uma forte ligação transatlântica, que exige a presença das equipas a full-time e que visa ajudá-las, maioritariamente, a entrar com o seu produto ou serviço nos mercados europeu, brasileiro e norte-americano. Não faltará, a este programa, a componente competitiva, uma vez que apenas as melhores startups serão premiadas com a possibilidade de se apresentarem a investidores, em três locais diferentes – Lisboa, Londres e São Paulo”.

O programa da 1ª Edição do Lisbon Challenge estará dividido em 5 períodos:

 

18 Junho – 31 de Junho

A primeira fase do Lisbon Challenge assenta numa componente mais lúdica e o objetivo é, apenas, um: confraternização dos candidatos. Atividades como surf, vela e culinária fazem parte do programa, de modo a estabelecer uma boa relação inicial entre todos os participantes.

Julho

O mês de Julho dedica-se ao mentoring e workshops, para explorar diversos temas para startups em fase de crescimento e procura de investimento, além de sessões one-to-one com investidores. No final desta fase realizar-se-á uma primeira avaliação das equipas e os vencedores poderão participar num programa específico do MassChallenge em Boston.

Agosto

Esta fase contempla um programa de imersão com a equipa do MassChallenge de Boston (para os selecionados). Na semana seguinte, a equipa organizadora do MassChallenge marcará presença em Lisboa, para participar no programa e dar o seu contributo às equipas do Lisbon Challenge. Decorrerão, por esta altura, as primeiras sessões de apresentação ao público em geral (open-days). Esta segunda fase termina com a apresentação de cada uma das equipas, a um painel de jurados, que selecionará 25 equipas para passar à fase seguinte.

Setembro

Nas duas primeiras semanas, o programa dará um desafio a cada equipa de forma a poderem demonstrar a viabilidade da sua startup. No final, as equipas terão de justificar, perante o júri, as decisões tomadas, os resultados obtidos e como fizeram a gestão do desafio.

As equipas terão depois a possibilidade de participar no maior evento de empreendedorismo em Portugal – o Explorers Festival – também realizado pela Beta-i e que inclui um curso de liderança; sessões práticas de treino em ferramentas de uso diário para startups; E uma conferência de inspiração com a presença de oradores internacionais. Durante o Explorers Festival existirá ainda, a possibilidade das equipas participarem no SeedCamp Lisboa (se selecionados para o pitch final). No evento de encerramento do Explorers Festival serão anunciados os 10 vencedores do Lisbon Challenge, com atribuição dos respetivos prémios.

Outubro / Novembro

No início de Outubro decorrerá a sessão de Investors Day, em Lisboa, com a apresentação das 10 melhores equipas. Depois desta, decorrerão outras Investors Days em Londres e São Paulo.

 

O Lisbon Challenge, liderado por Ricardo Marvão, André Marquet, Pedro Rocha Vieira e Sofia Pessanha (co-fundadores da Beta-i), conta com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos, da KIC InnoEnergy e da Fundação Luso-Americana e com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da SATA. O arranque oficial do programa acontecerá a 18 de Junho, numa cerimónia oficial que contará com a presença de empreendedores e investidores nacionais e internacionais e com uma sessão de networking, no âmbito do Portugal Ventures Day.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This