Concurso de Fotografia Purificación García

Purificación García acredita nas possibilidades da imagem, na importância da tensão do olhar no momento de captar fragmentos da realidade. A partir daqui nasce o seu compromisso para com a arte em iniciativas como o Concurso de Fotografia Purificación García, celebrando em 2012 a sua 9ª Edição com vontade de continuar a ser um ponto de encontro para o mundo da arte da fotografia, uma referência para a criação peninsular.

Até ao dia 13 de Janeiro de 2012, os amantes de fotografia poderão inscrever-se na 9ª Edição do Concurso Bienal de Fotografia Purificación García.

Este é um convite feito a todos os artistas para participar num certame que assume a hibridez que actualmente caracteriza a produção fotográfica contemporânea para abraçar as diferentes maneiras de entender o acto fotográfico.

De forma a continuar um trabalho sério no que diz respeito ao apoio da criação fotográfica em Espanha e Portugal, é realizada a 9ª edição do Concurso Bienal de Fotografia Purificación García, diversificando também o apoio ao mundo da Arte levando a cabo colaborações específicas com artistas e instituições culturais.

Para participar será necessário:

– Idade igual ou superior a 18 anos
– Residência em Espanha ou Portugal, independentemente da nacionalidade
– Apresentação de uma só obra, cujo tema e técnica são livres, totalmente inédita e recente

Como novidade, será feita uma pré-selecção de obras mediante um dossier digital. Assim, os artistas interessados em participar deverão enviar por e-mail um dossier com as informações necessárias para a sua participação.

Esta informação deverá ser enviada entre os dias 20 de Dezembro de 2011 e o dia 13 de Janeiro de 2012.

O Júri deste concurso é formado por nomes conhecidos na área, como é o caso de Manuel Borja-Villel, Marta Gili, Alberto Martín, Chema Madoz e o português Sérgio Mah – destacado crítico de arte e comissário de exposições – assim como um representante da marca Purificación García.

Uma vez revistas as propostas recebidas, será feita uma selecção de obras finalistas e esta lista de artistas finalistas será publicada na página oficial da Purificación García. Os nomes dos artistas seleccionados serão igualmente publicados nesta página a partir do dia 9 de Abril de 2012.

Os prémios entregues aos vencedores serão:
– Primeiro lugar: 15.000 euros
– Segundo lugar: 12.000 euros
– Terceiro lugar: 10.000 euros

Posteriormente será realizada uma exposição com todas ou parte das fotografias seleccionadas no Círculo de Bellas Artes de Madrid do dia 9 ao dia 23 de Maio de 2012.

À semelhança do ano anterior, em que a exposição do Prémio visitou duas cidades portuguesas, estando presente na biblioteca do Palácio de Cristal no Porto e no Museu da Cidade em Lisboa, esta edição poderá também ampliar-se a outras cidades dentro de um prazo máximo de 18 meses a contar da data de inauguração da primeira exposição. Poderá igualmente ser feita uma publicação das mesmas na internet a título informativo.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This