rdb_Violette_thumb

Convites duplos Antestreia – “VIOLETTE” de Martin Provost

Com que filme Martin Provost venceu o César para melhor filme em 2009?



10 CONVITES DUPLOS PARA A ANTESTREIA DE “VIOLETTE”, DIA 2 DE JULHO ÀS 21:45 NO CINEMA MEDEIA MONUMENTAL




Sobre

Violette Leduc marcou o panorama literário francês do século XX, com a sua escrita arrebatadora e a sua personalidade efervescente. A partir de 3 de Julho poderá saber mais sobre a vida da escritora através do filme “Violette”, realizado por Martin Provost (o autor de “Séraphine”).

Depois de se ter lançado à vida da pintora naïf Séraphine Louis, com uma longa-metragem que lhe valeu a consagração nos Prémios Césars ao vencer sete galardões, o realizador volta a assinar um filme biográfico centrado numa mulher única.

Desta vez a escolha recaiu sobre Violette Leduc, a escritora de “La Bâtarde”, mulher de paixões arrebatadas, elogiada por Sartre, Camus ou Genet, e dona de um temperamento imprevisível. Mas não foi a polémica que cativou Provost. “À medida que ia descobrindo mais coisas sobre ela, mais me comovia com aquilo que estava profundamente escondido no seu interior, a fragilidade e a dor”, afirmou.

O carácter excessivo de Violette Leduc poderia inspirar dezenas de histórias mas Provost concentrou-se naquilo que considerou mais autêntico na escritora. “As pessoas dizem que ela era uma pessoa complicada. Eu vejo-a como uma pessoa muito insegura, a combater uma batalha solitária consigo mesma. As pessoas raramente se apercebem dos riscos que os artistas assumem, quer seja um pintor, um escritor ou um realizador”, acrescenta o cineasta francês. “Quis fazer de Violette uma heroína.”

A relação com a também escritora Simone de Beauvoir é um dos pontos-chave deste filme biográfico. Amor não-correspondido de Violette, sua mentora e inspiração, Beauvoir foi a relação mais forte que Leduc manteve na sua vida. “Sem Simone, acho que Violette se teria auto-destruído”, garante Provost.

Regras:

– Os vencedores devem levantar os convites na bilheteira.
– O levantamento deve ser efectuado pelo próprio vencedor, o prémio é pessoal e intransmissível
– Devem enviar-nos os seguintes dados: Nome e BI (para além da resposta)

Se tiveres problemas a participar no passatempo elimina os cookies e o histórico de navegação do teu browser e tenta de novo fazer o login. Se não funcionar envia a tua participação para passatempos@ruadebaixo.com. Indica no e-mail o teu username.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This