Nómada Coffee & Snacks Lx

Nómada Coffee & Snacks Lx

Uma viagem de sabores em pleno Príncipe Real

Inserido na REAL Slow Retail Concept Store, uma galeria de lojas situada na movimentada Praça do Príncipe Real, em Lisboa, nasceu há cerca de um mês o Nómada Coffee & Snacks Lx, um espaço que vai dar que falar pelo seu conceito, decoração e fusão de sabores multifacetados que resultam numa gastronomia leve e descomplexada.

Numa conversa simpática e prolongada, Maria do Carmo Cabrita, proprietária da loja de decoração Intemporal (também integrada nesta Concept Store) e sócia do Nómada, contou-nos como tudo começou: «A ideia foi ver em alguns sítios no estrangeiro estes espaços abertos onde vendem de tudo e que têm também pequena restauração». Maria do Carmo já conhecia há uns anos Paula Manso, responsável por alguns restaurantes com o cunho La Roca Concepts. Como gostou imenso dos seus projectos neste ramo, não teve dúvidas que teria uma excelente sócia para a criação desta cafetaria: «Fiz-lhe a proposta e ela disse-me: “arranje-me o sítio” e, a partir daí, a Paula desenvolveu o conceito do Nómada».

Nómada Coffee & Snacks Lx

Quando questionada sobre o porquê do nome, Susana Silva (em representação de Paula Manso), explicou-nos que «o Nómada nasce em torno da ideia de itinerância e de fusão», encaixando-se perfeitamente nesta galeria «que tem vários recantos que vendem coisas diferentes». Razão que combina totalmente com a carta que mescla cozinhas do mundo e junta no mesmo espaço influências e ingredientes além fronteiras, não esquecendo, claro, os sabores bem portugueses que também estão presentes na ementa.

Com a chegada do Verão, o Nómada suspendeu o menu quente de Segunda a Sexta-feira (que inclui sopa, prato principal e sobremesa por 9,50€), mas tem à disposição uma variedade de refeições mais ligeiras, como saladas, quiches, sanduíches (que também podem ser transformadas em tostas) e wraps. No início da próxima estação, o Nómada do Dia regressará em força com os pratos mais reconfortantes.

Nómada Coffee & Snacks Lx

Quanto às bebidas, a parceria com a Nespresso foi o mote para servir algumas combinações de cafés distintos associados à qualidade da marca. No Nómada é possível provar um espresso macchiato, um cappuccino, um latte macchiato ou um latino (que é um latte macchiato mas frio). Para além destas variedades, existe também uma carta com outras opções recriadas pelas responsáveis do espaço: o affogato (café com uma bola de gelado de baunilha), o café com gelo, ou o café bombom (feito com 15 ml de leite condensado). O café é claramente uma das estrelas do Nómada, mas os sumos naturais não lhe ficam nada atrás. Para acompanhar as nossas tostas, provámos e aprovámos o de abacaxi-hortelã e o de manga-laranja: bem frescos e a saber realmente a fruta.

Nómada Coffee & Snacks Lx

Outra parceria a destacar é a marca portuguesa Artisani. Por enquanto, a oferta destes gelados artesanais é limitada a 4 sabores (nata premium, limão-manjericão, morango-hortelã e chocolate negro).

O background nas áreas de decoração e restauração de ambas as sócias é claramente um ponto positivo na envolvência do espaço, com o azul (ou será verde?) na parede de fundo em destaque, os tons mostarda e cobre do letreiro e dos individuais e os bancos e mesas elaborados cuidadosa e personalizadamente com paletes de madeira (concepção de José Bastos e Sofia Albuquerque). De referir a pintura do chão estilo garagem, totalmente feita à mão que nos remete para uma inspiração nos azulejos tipicamente portugueses.

Nómada Coffee & Snacks Lx

Não sendo um local particularmente grande, parece ter as dimensões ideais para comprar e usufruir desta mistura de texturas e sabores na rua, transportando-os em embalagens práticas feitas com materiais reciclados. Em alternativa (e acreditamos que será isto que vai acontecer quando visitar o Nómada), entre, relaxe e admire todos os pormenores desta cafetaria, que promete dar uma nova dinâmica aos espaços de restauração de um dos bairros mais cosmopolitas da capital.

 

Horário de funcionamento:

De Segunda a Sábado às 10:30h às 20h
Encerra ao Domingo
Praça do Príncipe Real, nº 20, 1250-184 Lisboa

 

Fotografia de Ricardo Freire Mateus 



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This