Convites para a estreia de “É o Amor”, de João Canijo

“Em Caxinas a relação entre a mulher e o pescador funda-se numa confiança vital, numa dependência recíproca e total para a sobrevivência da família. Porque a mulher confia e depende do pescador para ganhar a vida, e o pescador confia e depende da mulher para governar a vida. Neste filme acompanhamos um grupo de mulheres das Caxinas no seu dia-a-dia, no trabalho quotidiano e com a família. Com a ajuda de uma actriz que se torna mais uma entre as mulheres das Caxinas”. O novo filme de João Canijo estreia em Lisboa no Indie e no Porto no próximo dia 25 de Abril, uma sessão que contará com a presença do realizador e de Anabela Moreira. Nós temos convites duplos para oferecer. Participa aqui.

 

Nota de Intenções

“A mulher das Caxinas é um modelo da portuguesa moderna. Esta afirmação contradiz a imagem tradicional de uma peixeira enlutada do Norte de Portugal. Mas foi isso o que descobrimos durante a investigação para este filme. E foi isso que nos encantou.

A força romântica e vital daquelas mulheres, capazes de amar e lutar pela vida – delas e dos maridos -, fez com que se lhes dedicasse um filme.
E este filme é sobre duas mulheres que têm duas maneiras muito diferentes de corresponder à confiança que lhes é dada e pedida. Porque, para além do retrato das mulheres das Caxinas, este é um filme sobre uma amizade que nasce entre duas mulheres muito diferentes: a mestra Sónia e a actriz Anabela.

Sónia é a mestra escolhida para protagonizar o filme, Anabela é a actriz que se infiltra no seu meio para descobrir uma personagem das Caxinas.”

João Canijo

 

Ficha Técnica

com Anabela Moreira, Sónia Nunes, Cassilda Pontes, Paula Saraiva, Francisco Torrão, Francisquinho
realizador João Canijo
argumento Anabela Moreira, João Canijo
montagem João Braz
imagem Tiago Carvalho, Flávio Pires, Gustavo Santos, Anabela Moreira, Mário Castanheira
som Vasco Pucarinho, Carlos Conceição, Elsa Ferreira
uma produção MIDAS FILMES – Pedro Borges e CURTAS METRAGENS C.R.L. – Dario Oliveira com RTP Rádio e Televisão de Portugal, ICA Instituto do Cinema e do Audiovisual

PORTUGAL – 2013 – 135’ – cor



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This