Córtex 2013
De 10 a 13 de Outubro no Olga Cadaval
De 10 a 13 de Outubro, Sintra vai receber o Córtex, que contará com a exibição de 17 curtas nacionais e internacionais para competição, bem como uma sessão de abertura em homenagem ao realizador João César Monteiro.
Para saber mais sobre a 4ª edição do festival, a RDB falou com José Chaíça, um dos programadores e fundadores deste projeto.
Preparar a 4ª edição de um festival como o Córtex é uma prova de perseverança e experiência adquirida e de acordo com José Chaíça os principais objetivos desta edição são os de “ver a sala cheia e verificar que o nosso festival vai de encontro ao público, que não se fecha num nicho de interessados pelas curtas-metragens que frequentam festivais, mas que antes, se abre para o grande público”.
Na sessão de abertura haverá uma mostra retrospetiva das curtas de João César Monteiro, por se assinalarem 10 anos da morte do realizador e também por ser algo inédito. Foi realizada uma pesquisa de suporte levada a cabo por Ana Isabel Strindgberg e haverá uma exposição com fotografias únicas cedidas pela Cinemateca. Existirá ainda um debate aberto ao público onde serão convidadas algumas personalidades que trabalharam de perto com João César Monteiro a fim de partilhar experiências.
Entre as 17 curtas nacionais e internacionais, a programação é variada e pautada por géneros que vão desde animação, ficção, documentário e experimental. Nas palavras de José Chaíça, o mais importante é exibir “filmes que cumpram o objectivo de ecoar em cada uma das pessoas na sala, filmes que tenham algo a dizer e que se saibam fazer compreender, o que muitas vezes não acontece no mundo das curtas-metragens pelo excesso de experimentalismo.”
O festival de curtas-metragens de Sintra tem vindo a ganhar força e alcançado pequenas conquistas ao longo dos seus 4 anos de existência.
Há três anos, foi acolhido no Olga Cadaval; uma sala privilegiada e com todas as condições para o efeito. Um ano depois abriu a competição a curtas internacionais o que alargou horizontes ao festival e permitiu ao público o contacto com formatos e características diferentes.
O Córtex revela-se como um festival amadurecido, focado em despertar no público o gosto pela curta-metragem e com a preocupação de dar a oportunidade a jovens realizadores de exibirem o seu trabalho.
PASSATEMPO
Temos convites duplos para oferecer.
11 de Outubro – 2 convites duplos – Competição Nacional – 21:00 – Centro Cultural Olga Cadaval – Sintra
12 de Outubro – 2 convites duplos – Competição Nacional – 21:00 – Centro Cultural Olga Cadaval – Sintra
Envia e-mail para passatempos@ruadebaixo.com indicando a sessão pretendida, o teu nome e BI. No assunto coloca “PASSATEMPO RDB/CORTEX”
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados