Corta!
3ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens do Porto
As Curtas estão de volta ao Porto. A terceira edição do Festival Internacional de Curtas Metragens do Porto vai “invadir” o Auditório da Biblioteca Almeida Garrett, nos dias 18, 19 e 20 de Maio. Depois de duas edições surpreendentes, a organização pretende consolidar a posição do festival apostando mais uma vez em produções que desafiem os limites da criatividade.
A “curta-metragem” é um dos conceitos mais abrangentes da cinematografia. Em poucos minutos, um criador pode expandir a sua imaginação de uma forma livre, sem condicionalismos, utilizando ou não novas tecnologias, transformando assim este formato no mais democrático e revolucionário do cinema actual.
O Corta! pretende criar um foco de interacção entre o público e este tipo de produções, despertando assim a “consciência sócio-cultural” que uma determinada película propõe.
A programação do “corta” está dividida em diversas áreas. Estão em “jogo” diferentes prémios que visam dar a conhecer as diferentes áreas de acção da “curta”. Assim, para além da competição “tradicional” de curtas-metragens (onde vão estar presentes filmes de diferentes nacionalidades e de todos os géneros), vai existir uma área dedicada somente às películas editadas em iMovie (Prológica), uma outra focada nos pequenos vídeos digitais (attach) e finalmente uma área onde o guião é o mais importante (néon).
Paralelamente à exibição dos filmes decorrem workshops de direcção fotográfica e de representação. Para isso foram convidados dois formadores muito especiais: Rui Poças, um dos directores de fotografia mais conceituados no panorama nacional e Angel Oramas, um actor Cubano com muita experiência internacional.
Existirá ainda um espaço dedicado a dois diferentes projectos que transitam da edição do ano passado (“A vida é curta” e “Reprodução em cativeiro”), um espaço dedicado às escolas de cinema e, por fim, uma retrospectiva da filmografia de David Cangardel, com a presença do próprio para uma sessão de esclarecimentos com o público.
Sem dúvida que esta é uma grande sugestão para os cinéfilos (e não só) da cidade invicta. Aproveitem e passem pelo Auditório da Biblioteca Almeida Garrett (Palácio de Cristal), nos dias 18, 19 e 20 de Maio. Não custa nada!
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados