Festival de Cinema Japonês

De 1 a 6 de Dezembro no pequeno auditório da Culturgest. A festa do cinema Nipónico.

A Culturgest oferece-nos neste mês de Dezembro no seu pequeno auditório o Festival de Cinema Japonês que conta com uma selecção de curtas e longas metragens de animação.

A geração mais jovem japonesa tem vindo a abordar temas pessoais e introspectivos, essenciais à reflexão e à consequente promoção de acções de mudança e transformação. Por sua vez, os filmes de animação japoneses são bem conhecidos pela abordagem do fantástico e do futurismo, envolvendo dimensões não humanas, recheadas de ficção científica e pormenores tecnológicos. São cada vez mais um produto e uma forma de alienação entre as gerações mais jovens.

Por não serem tão comerciais como a maioria dos filmes actualmente em exibição, que nem sempre primam pela qualidade, os filmes de animação japoneses não chegam ao conhecimento da maioria do público português. É, por isso, uma boa oportunidade para se expandir horizontes e conhecer o que de bom se faz no Oriente.

Fazemos aqui o destaque a Parasite Dolls, de Naoyuki Yoshinaga e Kasuto Nakazawa.

A acção do filme tem lugar em Tóquio, no ano de 2034 (como não podia deixar de ser). Robôs sofisticados chamados Boomers estão entre nós, os humanos. O propósito destas máquinas é assistirem-nos nas tarefas que desprezamos, mas algo corre mal e as coisas complicam-se. Em três curtas histórias que se interligam, vemos um mundo onde a humanidade é uma coisa deixada para as máquinas. Faz-nos pensar no que é realmente a humanidade e as próprias emoções humanas.

Para os interessados neste festival fica aqui o contacto para informações e reservas e as longas metragens que irão ser exibidas.

The new God, de Yutaka Tsuchiya
Millenium Actress, de Satoshi Kon
A, de Mori Tatsuya
A2, de Mori Tatsuya
J-Star 3, de vários realizadores (produção onedotzero)
Parasite Dolls, de Naoyuki Yoshinaga e Kasuto Nakazawa



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This