Akira Kurosawa

Um dos maiores realizadores japoneses de sempre irá estar em destaque na Videoteca de Lisboa.

Ler Cinema é uma iniciativa da Videoteca Municipal de Lisboa que pretende contribuir para a divulgação, o estudo e o conhecimento de algumas das principais obras, actores, correntes e realizadores da história do cinema e do audiovisual. Neste mês de Junho, a escolha recaiu sobre Akira Kurosawa, o mais importante realizador japonês de todos os tempos.

Este gigante do cinema iniciou-se na pintura e deu  o primeiro passo para a sua carreira na indústria cinematográfica em 1936 como assistente de realização.

Entre o primeiro filme, “Sanshiro Sugata” (1943), e “Mandadayo” (1993) vão cinquenta anos de uma vida inteiramente dedicada ao cinema que, para além da realização, inclui também excelentes incursões na área da argumentação. Apesar de alguns afirmarem que existem outros realizadores mais genuinamente japoneses (como Yasuro Ozu, por exemplo), a verdade é que Kurosawa será sempre lembrado como o Imperador do Cinema Japonês.

Neste ciclo que decorre entre os dias 14 e 19 de Junho, vai estar em destaque alguns nos mais emblemáticos filmes do realizador e que marcaram a sua carreira. Da sua extensa filmografia foram escolhidas sete películas. Aqui fica o programa:

Dia 14 de Junho
Rashomon, 1950

Dia 15 de Junho
Os Sete Samurais, 1954

Dia 16 de Junho
Yojimbo, 1961

Dia 17 de Junho
Sanjuro, 1962

Dia 18 de Junho
Derzu Uzala – A Águia da Estepe, 1975

Dia 19 de Junho
Ran – Os Senhores da Guerra, 1985

Todos os filmes são legendados em português. Para além da sessão das 15h00, os filmes podem ser visionados individualmente durante o horário de funcionamento da Videoteca.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This