Game & Wario – Nintendo Wii U

“Game & Wario”

Junta os teus amigos e diverte-te

Game & Wario é a mais recente entrega do game designer virtual Wario na Nintendo Wii U, e bastante diferente em estrutura dos seus antecessores da franchise WarioWare. Game & Wario é uma deliberada colecção de 16 mini jogos (12 no modo de um jogador e 4 no modo multi jogador), claramente elaborado para mostrar as possibilidades de jogo do gamepad (o comando em forma de tablet da Wii U), fazendo-o de forma crativa mas não muito diferente daquilo que os jogos iOS ou Android – ou até mesmo o jogo Nintendoland, também da Wii U – já mostraram.

Cada minijogo tem vários níveis, ou graus de dificuldade, diferentes. A progressão no modo de um jogador é a habitual. Para desbloquear o próximo minijogo, temos de alcançar uma pontuação porreira no que estamos a jogar no momento. O gamepad pode ser usado como um arco ou uma câmara fotográfica, podendo ainda servir para dar uma perspectiva e visão do jogo complementar da que temos na televisão.

Esta mesma perspectiva permite-nos ter um controlo muito mais preciso, e podemos jogar o mesmo jogo de duas formas diferentes. Aliás, Game & Wario faz isso com muita mestria, de uma forma nunca vista em qualquer consola. Os minijogos Kung Fu, Gamer e Bird são os mais evidentes exemplos do mesmo.

Em Kung Fu, o gamepad permite-nos ter uma perspectiva em profundidade dos saltos da nossa personagem e do posicionamento das plataformas onde esta tem de aterrar, enquanto que a tv nos dá uma perspectiva horizontal, da distância até ao fim do percurso.

No jogo Gamer, temos constantemente de alternar entre o ecrã do gamepad e o da TV, de forma a não sermos apanhados pela mãe da personagem, enquanto jogamos uma consola portátil na cama (sim, totalmente meta, esse é um dos traços do jogo).

Finalmente, no jogo Bird, temos o mesmo jogo com visuais “sofisticados” e coloridos na tv, enquanto que no gamepad vemos o  jogo com gráficos reminescentes das calculadoras antigas, e daquelas velhinhas brickmania, que também tinham uma versão Nintendo, chamada Game & Watch.

Após completarem um nível, seja qual for o minijogo, são-vos atribuídos tokens, que é o nome atribuído à “moeda” do jogo, e que nos permite comprar daquelas bolas semi transparentes que trazem pequenos brindes e se encontram  no café mais perto. Normalmente, os “brindes” em Game & Wario são pequenos jogos interactivos e estranhos, como o que nos coloca no ecrã do gamepad uma bolacha de chocolate, da qual temos que afugentar, com o dedo, ratos, duendes e outras criaturas.

No modo multijogador, que será provavelmente o mais utilizado dada a natureza festiva do jogo, temos 4 selecções: ARtwork, Fruit, Islands e Disco. O jogo ARtwork é, basicamente, um pictionary em versão digital (funciona bem no gamepad). No jogo Fruit controlamos uma personagem, através do gamepad, que vai roubando pedaços de fruta espalhados pelo ecrã, enquanto que o(s) outro(s) jogador(es), seguindo o ecrã da televisão, tenta(m) adivinhar qual é a personagem controlada pelo amigo. Já o jogo Disco é basicamente uma versão versus do Guitar Hero, só que controlada por touch no gamepad. Finalmente, o jogo Islands consiste em lançar pequenos bonecos amarelos em forma de esponja para um alvo de dardos em forma de ilha.

Todos estes jogos funcionam bem quando jogados com pelo menos mais um amigo e são bom material de festa ou de convívio, quando tiverem visitas.

Game & Wario é isso mesmo – um jogo que consegue entreter-nos durante mais tempo que as apps que sacamos no nosso iphone e certamente mais dado a situações sociais, uma vez que promete umas boas horas de diversão entre amigos junto à televisão grande da sala.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This