IndieLisboa goes Underground na Baixa-Chiado PT Bluestation

Em fevereiro, a Baixa-Chiado PT Bluestation recebe o Festival Internacional de Cinema Independente IndieLisboa. Concertos inspirados na secção IndieMusic, conversas com músicos, escritores e atores sobre os filmes das suas vidas, ações com estudantes de cinema, abordagem às novas formas de filmar (com telemóveis, máquinas fotográficas e gadgets), exibição de filmes que passaram no festival e passatempos no facebook com oferta de convites. Este mês, o IndieLisboa desce à estação de metro mais cinematográfica da cidade! Todos os dias, a entrada é grátis.

“É curioso que, tanto na música, como no cinema, haja um conjunto de obras tão amadas por muito poucos, mas que quando são descobertas pelos restantes, podem funcionar num universo mainstream. (…) De que modo se comunica o cinema para uma multidão quando o escondemos debaixo da terra? Não será esta multidão que queremos fazer emergir? A quem queremos dar diversão, despertar desejos, provocar sensações, fazer pensar?”. É esta a reflexão que o IndieLisboa nos apresenta, em resposta ao convite para programar a Baixa-Chiado PT Bluestation durante o mês de fevereiro. Em ano de comemoração da sua primeira década (a 10ª edição acontece de 18 a 28 de Abril), o Festival Internacional de Cinema Independente de Lisboa vai à estação demonstrar como um evento pouco convencional se entranhou, em 10 anos, no espírito da cidade e do país.

Filmes conversados…
… com músicos, dia 5, terça-feira, 17h
… com escritores, dia 12, terça-feira, 17h
… com atores, dia 19, terça-feira, 17h

Aquela cena, aquele diálogo, aquela passagem, aquele final… Por motivos que nem sempre conhecemos, há filmes que uma vez vistos, não largarão mais a nossa memória.Todos temos um filme preferido ou até vários filmes preferidos. Nos “Filmes Conversados”, vamos convidar músicos, escritores e atores a partilharem connosco os filmes das suas vidas. Possidónio Cachapa, Anabela Teixeira e Gonçalo Waddington são alguns dos nomes já confirmados.

Exibição de filmes
Quintas-feiras, dias 7, 14 e 21, 21h30
À quinta-feira, veja um filme sobre música antes de sair à noite.

Dia 7, 21h30: “Musicbox Club Docs: Diabo na Cruz”
Documentário produzido pelo Musicbox sobre esta banda emblemática da nova vaga que cruza a energia rock com as músicas de raiz portuguesa.

Dia 14, 21h30: “É dreda ser angolano”,
Filme que retrata a Luanda do pós guerra, viajando de Kandongueiro e ao som do disco “Ngonguenhação”, do Conjunto Ngonguenha.

Dia 21, 21h30: “Terrakota – no Topo do Mundo”
Documentário produzido pela Fazuma que revela o diário da viagem dos Terrakota a um festival de música nos Himalaias.

Film making com gadgets
Segundas-feiras, dias 4, 11, 18 e 25, 17h

A nova era tecnológica tem vindo a imprimir um crescimento acelerado na forma como os conteúdos audiovisuais são construídos e recebidos pelos espectadores. À segunda-feira, vamos experimentar novas formas de fazer cinema com telemóveis, máquinas fotográficas, câmaras de desporto… Aventure-se!

Antestreias Lusófona, ESCS, Restart e Odd School
Quartas-feiras, dias 6, 13, 20 e 27, 17h

O crescimento do cinema em Portugal no último século tem sido um fenómeno importantíssimo na formação de novos públicos e na construção da identidade do nosso país. Cada vez mais assistimos ao aparecimento de novos cursos de formação na área dos audiovisuais e das suas vertentes. Nas “Antestreias” pretendemos dar a conhecer o trabalho destes novos profissionais, que vão à Baixa-Chiado PT Bluestation mostrar o que fazem e convidar o público a participar. Com a colaboração dos alunos da Universidade Lusófona, da Escola Superior de Comunicação Social, da Restart e da Odd School.

Concertos

Música em obra – IndieMusic convida

Sextas-feiras, dias 1, 8, 15 e 22, 21h
A secção do IndieLisboa que todos os anos mostra filmes com a música como protagonista – o IndieMusic – dá o nome aos concertos das sextas-feiras.

Dia 1, 21h: Papercutz
Papercutz é um projeto de pop eletrónica liderado pelo portuense Bruno Miguel, que conta com a participação da vocalista nova-iorquina Melissa Veras. Situa-se algures entre o minimalismo frio e eletrónico e os ritmos orgânicos e calorosos.

Dia 8, 21h: Vitorino Voador
Vitorino Voador é uma faceta de João Gil, membro de bandas como Diabo na Cruz, You Can’t Win Charlie Brown, Feromona e Flume. Após muitos anos a compor compulsivamente, sentiu necessidade de expressar a sua linguagem, a sua forma de contar histórias e de fazer música.

Dia 15, 21h: Little Friend
“Sunken Low” é o single de estreia de Little Friend, alter-ego de John Almeida, músico e escritor inglês de ascendência portuguesa baseado no Porto. O impressionante vídeo que acompanha a música conta com a atriz Jo Hartley. Esta sexta-feira apresenta este e outros temas em concerto.

Dia 22, 21h: Flume
“Passeio pelo Trilho”, o EP de estreia dos Flume, foi editado pela Azáfama e é hoje apresentado ao vivo na estação. Mais uma proposta IndieMusic para a Baixa-Chiado PT Bluestation.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This