“Kilimanjaro” estreia no Teatro Municipal Joaquim Benite

Kilimanjaro baseia-se na célebre novela As neves do Kilimanjaro, bem como noutros contos, nos quais Hemingway utilizou magistralmente a técnica do diálogo. “Todas as histórias, se prolongadas o suficiente, acabam em morte” – lê-se em Morte ao amanhecer – “e aquele que vos esconda esta verdade não é um escritor” . Em Kilimanjaro, Harry está a morrer de gangrena. A sua perna apodreceu, e os abutres aterram já em redor do seu acampamento em África. A seu lado, Helen, uma mulher rica, de meia-idade, sustenta a vida que permite a Harry esquecer-se de que não está a escrever. Num meio-delírio, este recorda todas as histórias que podia ter contado e não contou, que tinha “o dever de ter escrito” e não escreveu por preguiça, porque haveria um “mais tarde”, ou porque o álcool lhe embotara os sentidos. Harry adormece. Em sonhos, um avião chega e leva-o até ao cume da montanha, “larga como o Mundo inteiro” . Cá em baixo, uma hiena ri, e Helen soçobra. A história de Harry acabou.

Ernest Hemingway (1899-1961), escritor norte-americano, recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1954. A sua obra foi influenciada pelos grandes acontecimentos da primeira metade do século passado, nomeadamente pela experiência de duas Guerras Mundiais e da Guerra Civil Espanhola. As várias polémicas em que se envolveu, fruto de uma tendência natural para a dissensão, tornaram-no muitas vezes numa personagem de si próprio. O enorme número de escritores que procuraram imitá-lo contrasta grandemente com a escassez daqueles que chegaram a aproximar-se da sua grandeza. Papa Hem, como era apelidado pelos que o amavam, é indubitavelmente um dos mais polémicos e originais escritores do século XX.

Intérpretes Ana Cris, Duarte Guimarães, Elias Nazaré, João Farraia, João Tempera, Luís Vicente, Miguel Martins, Pedro Lima, Pedro Walter e Rita Loureiro

Cenário e Figurinos Ana Paula Rocha
Luz Guilherme Frazão
Som Miguel Laureano

5 a 14 DEZEMBRO, 2014 | SALA PRINCIPAL // QUA a SÁB às 21h30 | DOM às 16h00
(Reposição: 23 de Janeiro a 08 de Fevereiro de 2015)
Duração: 1h30 (aprox .) M/12



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This