O Jogador

No Teatro de Almada está em cena até dia 27 de Junho, a adaptação de um dos romances mais pequenos e apaixonantes de Fiodor Dostoiewsky.

A companhia de teatro de Almada tem um grande historial de total dedicação às artes de palco, que se iniciou em 1971 através do Grupo de Campolide, tendo em 1978 mudado de malas e bagagens para Almada e alterando então de nome.

Só em 1988 é que se torna residente do teatro municipal de Almada e deixa a Academia Almadense. Desde 1971, a companhia apresentou 82 diferentes produções e tem sido galardoada com vários prémios e distinções. Foi Joaquim Benite, director da companhia que iniciou a Festa de Teatro de Almada, uma das mais prestigiadas do país e da Europa.

Depois de tantos autores terem as suas obras adaptadas para os palcos, é a vez de Dostoiewsky ter uma obra sua no palco do Teatro de Almada. Dostoiewsky não escreveu peças de teatro, mas a maioria dos seus romances são bastante cénicos e já foram adaptados para o teatro na Rússia e em vários palcos da Europa Ocidental. O Jogador é o mais pequeno e apaixonante dos romances de Dostoiewski (escrito em 1866), para além de apresentar características que permitem uma adaptação singularmente eficaz ao teatro.

A produção usa oito personagens principais. As relações entre estas são agudas, complexas e envolventes, apresentando diferentes combinações e conflitos de interesse. A acção desenrola-se numa estância de férias localizada na cidade alemã de Ruletenburg e gira em torno do casino.

A peça está em cena desde o dia 19 de Maio e irá manter-se até dia 27 de Junho. Conta com a encenação de Vladislav Pazi, director artístico do Teatro Académico de Lensoviet que apresenta pela primeira vez um trabalho em Portugal e com a interpretação de Alfredo Sobreira, Cátia Ribeiro, Francisco Costa, Karas, Luís ramos, Marques D’Arede, Miguel Martins, São José Correia e Teresa Gafeira.

Para ver no Teatro Municipal de Almada, de quarta a sábado, às 21:30, e aos domingos, às 16:00.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This