Line-Up Optimus Primavera Sound 2014

O Optimus Primavera Sound acaba de dar a conhecer o cartaz completo da terceira edição do festival. Depois de anunciada a presença dos Neutral Milk Hotel, banda carismática liderada por Jeff Mangum, e do grupo de Frank Black, Pixies, o Optimus Primavera Sound revela os nomes que, entre os dias 5 e 7 de Junho, vão estar no Parque da Cidade, no Porto.

Entre todos os nomes confirmados, reforçamos a presença dos norte-americanos The National, do rapper californiano Kendrick Lamar e do legendário e influente cantor brasileiro, Caetano Veloso.
Os primeiros concertos em festivais da banda britânica Slowdive, recentemente reunida, os nova-iorquinos Television com a obra-prima “Marquee Moon”, o pop efervescente dos Spoon, com um novo trabalho à porta, a terceira reencarnação dos Slint a reivindicar o papel crucial no aparecimento do slowcore e a apresentação do novo disco dos escoceses Mogwai somam-se também ao cartaz desta edição.

Nomes da actualidade chegam ao Optimus Primavera Sound para apresentarem os seus mais recentes trabalhos: o novo projecto de Nicolas Jaar, Darkside, o dinamarquês Trentemøller, com a sua fusão melancólica de indie e electrónica, as irmãs Haim com o recente aclamado fenómeno ” Days Are Gone”, a electrónica fogosa de !!! (chk chk chk) e St. Vincent com um novo álbum homologo que vem provar, mais uma vez, que existe uma grande brecha entre a pop convencional e a fusão de sonoridades criada e reinventada pela nova-iorquina.
Uma verdadeira heterogenia de estilos musicais vai invadir a cidade portuense: o post-rock dos canadianos Godspeed You! Black Emperor, o soul de Charles Bradley, a sonoridade intimista de Rodrigo Amarante ou os ruidosos britânicos Loop são alguns nomes que compõe um cartaz eclético e variado.

Também no panorama nacional encontramos bandas de várias referências musicais. Os lisboetas You Can’t Win, Charlie Brown chegam ao Optimus Primavera Sound com “Diffraction/Refraction”, álbum mais desafiador e sofisticado que “Chromatics”, onde são aprofundadas as harmonias vocais e o constante diálogo entre o folk e a electrónica. Também Os Da Cidade, grupo que junta António Zambujo, Ricardo Cruz, João Salcedo e Miguel Araújo Jorge, prometem reinventar algumas das tradicionais sonoridades portuguesas para as revestir com um toque pessoal e delicado. Os HHY & The Macumbas, projecto liderado por Jonathan Uliel Saldanha, levam ao Parque da Cidade os seus ritmos electrizantes de dub para uma experiência extrassensorial, enquanto os Torto mostram o faminto trio instrumental, numa fusão de guitarra, baixo e bateria que convida a uma ousada caminhada para fora da “bolha de conforto” de cada um.

BILHETES E PONTOS DE VENDA

O passe geral para o Optimus Primavera Sound custa 90€ até ao dia 17 de Fevereiro. A partir do dia 18, o bilhete para a terceira edição do festival passa a estar disponível pelo preço de 105€.

Os pontos de venda são: bilheteiraonline.pt, Atrapalo, Seetickets, Ticketscript, site e facebook oficiais e locais habituais (Fnac, CTT, El Corte Inglés, Worten, …).

QUINTA-FEIRA, 5 DE JUNHO

Caetano Veloso, Haim, Jagwar Ma, Joana Serrat, Kendrick Lamar, Os Da Cidade, Rodrigo Amarante, Spoon

SEXTA-FEIRA, 6 DE JUNHO

Bicep, Courtney Barnett, Darkside, Föllakzoid, Godspeed You! Black Emperor, HHY & The Macumbas,  John Wizards, Loop, Midlake, Mogwai, Pixies, Pond, Shellac, Sky Ferreira, Slowdive, Television performing Marquee Moon, Todd Terje, Trentemöller, Visions Fortune, Warpaint, You Can’t Win, Charlie Brown

SÁBADO 7 DE JUNHO

!!! (chk chk chk), Charles Bradley, Cloud Nothings, Dum Dum Girls, Eaux, Glasser, Hebronix, John Grant, Lee Ranaldo & The Dust, Mas Ysa, Neutral Milk Hotel, Pional, Refree, Slint, Speedy Ortiz, St. Vincent, Standstill, The National, Torto, Ty Segall, Yamantaka // Sonic Titan



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This