“Manual de sobrevivência para pais e maridos” | João Miguel Tavares

“Manual de sobrevivência para pais e maridos” | João Miguel Tavares

Livro de cabeceira para maridos e pais

Algures entre «abordagem cor-de-rosa e a abordagem técnica.» É desta forma que João Miguel Tavares (JMT), jornalista, marido e pai de quatro filhos, apresenta o seu “Manual de sobrevivência para pais e maridos” (A Esfera dos Livros, 2014), livro que reúne 112 dicas bem arrumadas de A a Z.

Para JMT, o pai «é de longe o menos analisado, (…) quem mais sofre com a falta de enquadramento para as suas angústias.» Que, nestes tempos modernos onde deixou de ser aceitável permanecer no sofá enquanto as cervejas vão sendo servidas no ponto da frescura, até são bastantes.

Os textos, publicados entre 2011 e 2014 na revista Domingo do Correio da Manhã e no blogue Pais de Quatro – e que foram modificados para esta edição -, mostram as «vivências se um casal lisboeta de classe média e dos seus quatro filhos, com idades compreendidas entre os 18 meses e os dez anos.» E não será difícil encontrar temas, acasos e pesadelos comuns, seja sobre a utilidade de fazer a cama e todo o conceito da arrumação feminina, a presença dos rebentos no leito conjugal, as birras e as cólicas ou o futebol como o último refúgio da masculinidade perdida.

Entre uma reflexão sobre a vida à moda dos Monthy Python e uma meditação sobre a rotina familiar e marital, JMT oferece-nos um livro carregado de sentido de humor e ironia, capaz de servir de consolo a qualquer bom chefe de família (mesmo que não seja do Benfica). O livro de cabeceira ideal para pais e maridos, com aprumadas ilustrações de José Carlos Fernandes.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This