Moonlight

Moonlight

A resposta de Chiron.

Esperar não é desistir. É permitir que o Tempo possa acontecer.

O que é que isso significa?

É permitir que um conjunto de eventos se sucedam, como causa ou consequência das nossas acções, e deles possamos encontrar resposta a uma pergunta sobre nós ou sobre os outros.

Contudo há perguntas que demoram mais tempo a ser respondidas do que outras, logo temos de esperar ou mais ou menos. Preferes ovo estrelado ou cozido? Quando fores grande queres ter a profissão da mãe ou do pai?

Seremos sempre pacientes para esperar pelas respostas que demoram mais tempo?

A história de Chiron contada em “Moonlight” de Barry Jenkins, parte desta interrogação.

Chiron é uma criança que vive num bairro problemático de Miami, com a mãe e poucos amigos e como qualquer pessoa da sua idade está a experienciar as dúvidas e medos que fazem parte do crescimento. No fundo é o mundo a perguntar-lhe “quem és tu”?

Para conhecermos a sua resposta o realizador e argumentista conta-nos partes da sua infância, adolescência e vida adulta.

O silêncio é o traço de personalidade mais evidente em Chiron.

Chiron é tão real que depois de o conhecer algo muda em nós

Aos colegas que o perseguem, aos desequilíbrios da mãe, ele responde com silêncio, evitando o confronto e fugindo à agressão.

Este refúgio no silêncio não é desistir, eu entendo-o como esperar. Esperar pelo momento, em que por si próprio, chega à conclusão de quem é, definindo-se em actos e em palavras.

Em vez de desistir de encontrar uma resposta e viver com toda frustração que isso traz, Chiron guardou aquela pergunta e esperou.

E nós esperamos com ele, impacientamo-nos com ele e por fim partilhamos a recompensa de quem permitiu que o tempo pudesse acontecer e que a oportunidade finalmente surgisse.

A personagem de Chiron é desempenhada por três actores (Alex Hibbert, Ashton Sanders e Trevante Rhodes), que em conjunto conseguem o feito extraordinário de criar uma entidade una, com os mesmos tiques, mesmos olhares e os mesmos silêncios. Graças a eles Chiron é tão real que depois de o conhecer algo muda em nós.

“Moonlight” ganhou um Globo de Ouro como melhor filme dramático e para a cerimónia dos Óscares tem 8 nomeações.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This