Moonlight
A resposta de Chiron.
Esperar não é desistir. É permitir que o Tempo possa acontecer.
O que é que isso significa?
É permitir que um conjunto de eventos se sucedam, como causa ou consequência das nossas acções, e deles possamos encontrar resposta a uma pergunta sobre nós ou sobre os outros.
Contudo há perguntas que demoram mais tempo a ser respondidas do que outras, logo temos de esperar ou mais ou menos. Preferes ovo estrelado ou cozido? Quando fores grande queres ter a profissão da mãe ou do pai?
Seremos sempre pacientes para esperar pelas respostas que demoram mais tempo?
A história de Chiron contada em “Moonlight” de Barry Jenkins, parte desta interrogação.
Chiron é uma criança que vive num bairro problemático de Miami, com a mãe e poucos amigos e como qualquer pessoa da sua idade está a experienciar as dúvidas e medos que fazem parte do crescimento. No fundo é o mundo a perguntar-lhe “quem és tu”?
Para conhecermos a sua resposta o realizador e argumentista conta-nos partes da sua infância, adolescência e vida adulta.
O silêncio é o traço de personalidade mais evidente em Chiron.
Chiron é tão real que depois de o conhecer algo muda em nós
Aos colegas que o perseguem, aos desequilíbrios da mãe, ele responde com silêncio, evitando o confronto e fugindo à agressão.
Este refúgio no silêncio não é desistir, eu entendo-o como esperar. Esperar pelo momento, em que por si próprio, chega à conclusão de quem é, definindo-se em actos e em palavras.
Em vez de desistir de encontrar uma resposta e viver com toda frustração que isso traz, Chiron guardou aquela pergunta e esperou.
E nós esperamos com ele, impacientamo-nos com ele e por fim partilhamos a recompensa de quem permitiu que o tempo pudesse acontecer e que a oportunidade finalmente surgisse.
A personagem de Chiron é desempenhada por três actores (Alex Hibbert, Ashton Sanders e Trevante Rhodes), que em conjunto conseguem o feito extraordinário de criar uma entidade una, com os mesmos tiques, mesmos olhares e os mesmos silêncios. Graças a eles Chiron é tão real que depois de o conhecer algo muda em nós.
“Moonlight” ganhou um Globo de Ouro como melhor filme dramático e para a cerimónia dos Óscares tem 8 nomeações.
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados