4102

Pelé, o nascimento de uma estrela

Estreia hoje

O que é o que é, que, de acordo com a FIFA, marcou 1281 golos, em 1363 jogos? Um senhor chamado Pelé!

Pelé, cujo verdadeiro nome é Edison Arantes do Nascimento, é considerado por muitos como o melhor jogador de futebol de sempre. Oriundo de uma família pobre, a sua história tem inspirado muita gente, inclusive pessoas que não são adeptas do ‘desporto rei’ – como eu.

Para mim falar de Pelé é falar de recordes.

Pelé cresceu a amar e a jogar futebol, por causa de seu pai, e nunca se imaginou a fazer outra coisa. O seu primeiro contrato com um clube – Santos – foi em 1956 e tinha apenas 15 anos. Um começo auspicioso.

Além de representar os seus clubes (Santos, New York Cosmos), Pelé foi também uma figura de destaque na equipa do Brasil, desde 1957 até 1971.

No seu primeiro campeonato do mundo, em 1958, marcou 6 golos e recebeu a distinção de ‘melhor jogador jovem’. O auge da carreira de Pelé chegou em 1970. Nesse ano, graças ao seu talento mas também à sua capacidade de galvanizar a equipa, o Brasil ganhou mais um campeonato do mundo.

Depois de dar como terminada a sua carreira, em 1977, Pelé tornou-se um embaixador do futebol. Este novo papel assentou-lhe que nem uma luva e levou-o a todos os cantos do planeta.

Por vezes celebra-se um artista somente após a morte deste. Não é o caso de Pelé. Continuam a fazer-se documentários e filmes – como o recente “Pelé – O Nascimento de uma Lenda”, que estreia hoje – sobre a sua inspiradora vida. E ainda bem.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This