Símio Superior

Um novo projecto Sonoro que utiliza a experimentação e os sons para exprimir sensações humanas. A força criativa não tem limites.

Uma das principais características e atributos do Homem é a sua capacidade e muitas vezes necessidade de expôr os seus sentimentos, principalmente a nível artístico. As obras criadas são muitas vezes o espelho da imaginação que é obviamente criada a partir de impulsos recebidos do exterior. O registo criado pode surgir na forma de uma escultura, de uma pintura, de uma música ou apenas em sons. São exactamente sons que o projecto Símio Superior apresenta neste primeiro registo que nos chegou às mãos, entitulado de “Afiliação”.

Este novo projecto é da inteira responsabilidade do portuense André Abel e, como o próprio afirma no seu “manifesto” que nos enviou, “é um tratado sonoro sobre a motivação da afiliação como principal impulso para a edição de um álbum”. Se alguma vez este registo discográfico for distribuido pelas lojas, deverá ser acompanhado por este manifesto pois sem ele é bastante complicado para qualquer ouvinte perceber aquilo que André Abel tenta transmitir. Aqui fica a explicação: “As peças sonoras podem reflectir ou situarem-se como projecções de algumas actividade afiliativas tais como festas, reuniões, visitas ou pequenos diálogos”.

São seis os temas que se encontram neste primeiro registo, todos eles de um experimentalismo levado ao extremo. O mote de criação destes temas é o sentimento de “afiliação” que está presente nas nossas vidas, seja de uma forma profissional ou meramente pessoal, tendo sido aqui projectado para sons. Não podemos categorizar o som apresentado, mas podemos adjectivá-lo. Esquisito, Estranho, Agressivo, Penetrante e Gritante são alguns dos adjectivos que podem ser usados para descrever estes temas. Podemos considerar que a sua criação é apenas barulho e nada mais, mas podemos também tentar perceber as motivações que estiveram por detrás de todo este ruído.

A única forma de entender aquilo que aqui está representado é ouvir os temas e retirar as próprias conclusões. Para isso, podem entrar em contacto directamente com o criador ou esperar por uma apresentação ao vivo que já está prometida para breve na cidade do Porto. Será extremamente interessante assistir à forma como André Abel irá transpor estes temas para o palco assim como será curiosa a reacção do público à audição dos mesmos.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This