rdb_pj580_header

Sony HDR-PJ580

Filma em alta definição e projecta com grande estilo

Ainda me lembro do dia que o meu pai chegou a casa com uma câmara de filmar da Sony. Era grande, pesada, gravava em cassete e captou grande parte da minha adolescência. Ter uma câmara de filmar era um luxo. Hoje, a capacidade de “fazer um filme” está nos bolsos de todos nós. Não é necessário um telefone “topo de gama” para filmar com uma qualidade razoável e partilhar esses filmes com o mundo. Tal como acontece no mercado de câmaras fotográficas, as câmaras de filmar necessitam de “novos argumentos” para atrair os consumidores a adquirir um produto “premium”, que não deixe qualquer dúvida em relação à qualidade. Para além disso, os principais fabricantes necessitam de agradar a quem tem no vídeo um hobby ou mesmo uma profissão. A Sony HDR-PJ580 é uma câmara capaz de agradar a gregos e a troianos.

Não existe qualquer dúvida de que os smartphones são dispositivos multifunções. É possível jogar, fotografar, filmar, escrever, desenhar, ler e até telefonar. Quando tivemos oportunidade de experimentar a PSVita ficámos com a sensação que a Sony pretendeu criar um dispositivo para gamers e não para aqueles que jogam Angry Birds. Ao experimentar a Sony HDR-PJ580 a sensação é semelhante. Mais do que uma câmara para um vídeo casual, esta Sony está recheada de características que a colocam num patamar bastante superior, capaz de ser utilizada profissionalmente.

Um dos aspectos diferenciadores da Sony HDR-PJ50 é a capacidade de projectar vídeo. Esqueçam os cabos e os projectores. Com esta câmara é possível projectar, até 100 polegadas (uma carga de bateria deve ser suficiente para cerca de uma hora e meia de projecção, com uma qualidade bastante razoável), qualquer vidro para uma qualquer superfície. Esta funcionalidade é extremamente útil para uma rápida visualização do vídeo e para situações em que não exista uma outra forma de visualizar o mesmo num qualquer ecrã. Poderá ser utilizada numa situação familiar (imaginem estarem acampados e terem a possibilidade de projectar o vídeo do dia de praia para o tecido da tenda) ou profissional (partilhar rapidamente o que foi captado com colegas).

Antes de listar algumas das características da Sony HDR-PJ580 é importante referir que esta câmara cabe na palma da mão (64,5 x 58,5 x 116,5mm).

– Gravação em HD total 1920×1080/50p
– Fotos em 20,4 megapixels
– Conexão HDMI
– Lentes Grande Angular G (permite captar uma maior área de imagem) & Optical SteadyShot
– Sensor CMOS Exmor R™ 1/3.91 super-sensível (permitindo eliminar o “grão” sob luminosidade fraca)
– Estabilização óptica de imagem
– Lentes G™ com zoom óptico 12x zoom/zoom alargado 20x
– LCD Xtra Fine de 7,5 cm/3″ – Grande ecrã sensível ao toque de 921 000 pontos com tecnologia TruBlack para imagens de elevado contraste
– Processador BIONZ – Processador de imagem de alta velocidade
– Localização Geográfica com Receptor GPS Integrado e Mapas Navteq
– Gravação na memória interna de 32 GB ou em cartão de memória opcional (Memory Stick Pro Duo™ ou SD/SDHC)
– Golf Shot – Capta automaticamente uma sequência rápida de imagens para parar acções de alta velocidade no momento exacto
– Cópia Directa em Disco Rígido Externo sem um PC (necessário disco rígido externo)
– Cabo USB Integrado (muito mais difícil de perder)
– Flash Integrado
– Jacks de microfone e auscultadores
– Som Surround de 5.1 canais, speakers stereo Clear Phase e redução de ruído de vento.

Podem encontrar todas as especificações em pormenor aqui.

Da experiência que tivemos com a HDR-PJ580 destacamos a sua forma compacta, o peso (345g) e facilidade de utilização. Ligar e começar a gravar é quase instantâneo. O pormenor do cabo USB estar integrado na câmara é delicioso e muito útil. Com uma enorme diversidade de possibilidades, esta câmara de filmar é também uma excelente câmara fotográfica, permitindo a automática captura de imagens durante uma filmagem. A possibilidade de projectar é a cereja no topo de bolo e deixa qualquer um de boca aberta.

 

Em género de conclusão, a HDR-PJ580 faz jus à fama de “marca de topo” que a Sony adquiriu nos anos 90 (lá estou eu a regressar à minha adolescência) e que tem perdido em algumas categorias. Nem é possível comparar esta câmara com um qualquer smartphone. Para quem pensa que não necessita de uma câmara de filmar deixo a sugestão, caso tenham essa possibilidade: experimentem passar uma férias com uma Handycam por perto. De certeza que não vão ficar sem espaço e bateria para gravar, em alta definição, aquele momento que dura toda a vida.

Neste momento a Sony HDR-PJ580 pode ser adquirida por 800€ na Pixmania.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This