Teatro Maria Matos/EGEAC recebe financiamento da Comissão Europeia

A candidatura do projeto internacional HOUSE on FIRE apresentada pelo Maria Matos Teatro Municipal em conjunto com nove teatros e festivais europeus foi selecionada pela Comissão Europeia entre 54 candidaturas para receber um financiamento durante os próximos cinco anos. É a segunda vez na história do Programa Cultura da Comissão Europeia que uma organização portuguesa será líder de um Projeto de Cooperação Plurianual, o nível mais ambicioso dos programas culturais europeus.

HOUSE on FIRE tem um orçamento d e 5.561.400 euros e será financiado pela Comissão Europeia com um montante de 2.467.500 euros. A parcela do orçamento a ser executado pelo Teatro Maria Matos é de 929.400 euros.

Os parceiros do consórcio europeu que integram o projeto são:

Teatro Maria Matos / EGEAC – Lisboa (Portugal)
Bergen Internasjonale Teater – Bergen (Noruega)
Kaaitheater – Bruxelas (Bélgica)
HAU / Hebbel Theater – Berlim (Alemanha)
ARCHA Theatre – Praga (República Checa)
LIFT / London International Festival of Theatre – Londres (Grã-Bretanha)
Théâtre Garonne – Toulouse (França)
Frascati – Amesterdão (Holanda)
MALTA Festival – Poznan (Polónia)
BRUT – Viena (Áustria)

HOUSE on FIRE propõe desenvolver uma série de atividades culturais entre 1 de junho de 2012 e 31 de maio de 2017, focadas na vertente temática, política e documental das artes performativas contemporâneas. Em estreita colaboração e numa escala internacional, os coorganizadores de HOUSE on FIRE juntam esforços para apoiar o desenvolvimento e o potencial crítico das artes performativas num contexto Europeu, através de três tipos de atividades:

1. Encomendas e coproduções internacionais de espetáculos com teor político ou documental – uma aproximação pelos artistas;

2. Coorganização de eventos culturais dedicados a temas relevantes e urgentes da atualidade – uma aproximação pelos curadores;

3. Publicação de uma série de cadernos sobre arte e sociedade, baseada nas atividades do consórcio e das contribuições dos artistas e pensadores envolvidos – uma aproximação pelos pensadores.

Já nos próximos meses, o Teatro Maria Matos realizará os seguintes projetos internacionais no contexto de HOUSE on FIRE:

– Coprodução do projeto Hortus de Patrícia Portela e Christoph De Boeck pelo Teatro Maria Matos, Kaaitheater e LIFT.

– Coprodução da peça Nora de Henrik Ibsen pela companhia belga tg STAN pelo Teatro Maria Matos, Kaaitheater, BIT-Bergen, Théâtre Garonne e Malta festival.

– Coprodução da peça Wonderworld do Mundo Perfeito / Tiago Rodrigues pelo Teatro Maria Matos e BIT-Bergen.

– Programação dedicada ao tema “multiculturalismo” durante o trimestre Set/Dez 2012.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This