Turma 2008

Turma 2008

Projecto de Renato Santos sobre a adolescência

Turma 2008 é uma viagem pelas vidas de um grupo de adolescentes que está perto de terminar o ensino secundário. É desta forma uma reflexão biográfica da parte do autor, que propõe-se assim a retratar as suas experiências através de outros. Debruça-se sobre o que significa para ele ser adolescente e o que foi a sua própria adolescência. Com retratos fragmentados de adolescentes – no seu conjunto e com as suas ligações intrínsecas – forma um retrato mais alargado e universal do que é a adolescência.

O ensino secundário português nunca foi nem será tão cool como os high school years norte-americanos. Não temos casacos de baseball, a prom night, os clubes de desporto e os recortes colados nos cacifos portugueses são mais enfadonhos que os de qualquer escola do Wisconsin.

Ser adolescente, no entanto, é uma tragédia em todo o lado. Entre experiências verdadeiras desses anos e marcas emprestadas do Cinema e à inevitavelmente jovem cultura pop, o trajecto de Turma 2008 é uma linha picotada entre retalhos de sonhos adolescentes e memórias da escola e dos amigos, os mais fixes, os mais giros e os mais felizes entre os infelizes.

Como os rapazes em “Virgens Suicidas”, as imagens de Turma 2008 reconstituem a vida e as experiências de um grupo de teenagers, não de maneira persecutória e obsessiva, mas com a mesma doçura de tons pastel com que Sofia Coppola deita Lux Lisbon na relva, rodeada pelos seus sonhos e mistérios.

Quanto mais próxima da terra, mais longe da realidade.

BIO

Renato Santos, 23 anos.

Licenciado em Tecnologias da Comunicação Audio-Visual no Instituto Politécnico do Porto, com projecto em fotografia.

O seu trabalho situa-se entre o real e o imaginado, o mito e a verdade, sempre no seu universo íntimo e referencial.  Fotografa-se constantemente através e com os seus amigos e familiares.

Além de fotógrafo, é também redactor sénior na revista Prata.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This