“10 Patinhos de borracha” | Eric Carle

“10 Patinhos de borracha” | Eric Carle

Based on a true story

Quantas vezes já demos por nós a assistir a um trailer cinéfilo na língua de Sua Majestade quando, a certa altura e para dar ainda mais emoção à narração, ouvimos um solene “based on a true story”? Pois bem, isso é algo que não acontece só nos filmes, mas também em livros infantis.

Em 1992, um barco carregado com milhares de bonecos de borracha caiu ao mar durante uma tempestade, perdendo irremediavelmente a sua carga. Houve bonecos que apareceram nas costas do Alasca e outros que cruzaram o estreito de Bering, passando os icebergues e chegando até às costas do norte da Grécia. Há quem diga que continuam a viajar por outras latitudes, numa deriva de que os oceanógrafos se serviram para avançar nos estudos das correntes.

“10 Patinhos de borracha” | Eric Carle

Pegando neste acontecimento, Eric Carle escreveu – e ilustrou – “10 Patinhos de borracha” (Kalandraka, 2014), livro onde nos leva numa viagem desde a fábrica onde os patos são fabricados até à sua viagem de camião até ao porto.

Quando tem lugar o malfadado naufrágio, seguimos alguns destes bonecos através da sua deriva marítima, numa história onde participam vários animais marinhos e em que os pequenos leitores são convidados a brincar com números, cores, o tempo, o espaço e a distância.

“10 Patinhos de borracha” | Eric Carle

Para além do espectáculo visual de encher o olho, o autor reserva à pequenada um final surpreendente, como se os convidasse, também, a um mergulho no mar azul, antes de soltarem alegremente um quá quá.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This