“10 Patinhos de borracha” | Eric Carle
Based on a true story
Quantas vezes já demos por nós a assistir a um trailer cinéfilo na língua de Sua Majestade quando, a certa altura e para dar ainda mais emoção à narração, ouvimos um solene “based on a true story”? Pois bem, isso é algo que não acontece só nos filmes, mas também em livros infantis.
Em 1992, um barco carregado com milhares de bonecos de borracha caiu ao mar durante uma tempestade, perdendo irremediavelmente a sua carga. Houve bonecos que apareceram nas costas do Alasca e outros que cruzaram o estreito de Bering, passando os icebergues e chegando até às costas do norte da Grécia. Há quem diga que continuam a viajar por outras latitudes, numa deriva de que os oceanógrafos se serviram para avançar nos estudos das correntes.
Pegando neste acontecimento, Eric Carle escreveu – e ilustrou – “10 Patinhos de borracha” (Kalandraka, 2014), livro onde nos leva numa viagem desde a fábrica onde os patos são fabricados até à sua viagem de camião até ao porto.
Quando tem lugar o malfadado naufrágio, seguimos alguns destes bonecos através da sua deriva marítima, numa história onde participam vários animais marinhos e em que os pequenos leitores são convidados a brincar com números, cores, o tempo, o espaço e a distância.
Para além do espectáculo visual de encher o olho, o autor reserva à pequenada um final surpreendente, como se os convidasse, também, a um mergulho no mar azul, antes de soltarem alegremente um quá quá.
There are no comments
Add yoursTem de iniciar a sessão para publicar um comentário.
Artigos Relacionados