“Amigos” | Eric Carle

“Amigos” | Eric Carle

A amizade é feita de cores e texturas

Autor de mais de 70 livros, Eric Carle começou a ilustrar no ano de 1967, depois de ter trabalhado numa agência publicitária e, recuando ainda mais na linha do tempo laboral, ter trabalhado como designer gráfico no The New York Times.

Em “Amigos” (Kalandraka, 2014), Carle regressa à infância passada em Nova Iorque, a sua cidade natal, para contar a história de uma grande amizade entre um rapaz e uma rapariga, que partilham jogos e confidências até que o destino os separa. Carle deixou a Grande Maçã aos 6 anos, depois de os pais terem decidido regressar à Alemanha, país de onde eram originários.

O livro propõe aos leitores uma viagem através de variados cenários naturais, onde as emoções são representadas através de metáforas visuais que navegam entre a alegria e a tristeza, num imenso oceano de cor. Eric Carle usa técnicas como a colagem, utilizando papel pintado à mão para criar uma paleta de tonalidades e texturas originais que despertam os sentidos.

Em tempos, o autor disse considerar que as crianças, durante a sua infância, enfrentam dois grandes traumas: o  próprio nascimento e a passagem de casa para a escola. Neste livro, apesar da tristeza da separação, Eric mostra a que a amizade é feita de muitas cores e texturas, e que as boas recordações nos acompanham da infância à idade adulta. Um livro visualmente fascinante.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This