“Alfred Hitchcock”

“Alfred Hitchcock”

O "regresso" do mestre do suspense

Há cineastas cujo legado cinematográfico continua vivo, apesar de não estarem presentes nos dias de hoje. Alfred Hitchock é um desses cineastas. O verdadeiro mestre incontestável do suspense tornou-se o assunto diário para os cinéfilos.

O primeiro veículo actual de interesse em Hitchock foi o relançamento de uma das maiores obras prima do cineasta, “Vertigo-A Mulher que Viveu Duas Vezes”, considerado o melhor filme de todos os tempos pela Sight and Sound, exibido apenas nos cinemas UCI. A seguir, foi a longa-metragem nomeada para os Óscares, “Hitchcock”, que retrata as filmagens de “Psico” protagonizada por Anthony Hopkins e Helen Mirren. Por fim, regressa agora aos cinemas outro grande título de Hitchcock, o mítico “Psico”. É assim que Alfred Hitchcock prova estar incrivelmente vivo, através da sua carreira inigualável no Cinema.

Para aguçar ainda mais o apetite da legião hitchcockiana, a Cinemateca Portuguesa preparou uma retrospectiva dedicada ao “Mestre do Suspense”, “O Vertiginoso Sr.Hitchcock”. Um verdadeiro presente para os cinéfilos conhecedores de Hitchcock e uma excelente oportunidade para apresentar o trabalho a uma nova geração de apaixonados pela sétima arte. Entre os filmes que serão exibidos estarão presentes “The 39 Steps”, “North by Nortwest”, “Notorious”, entre alguns títulos mais marcantes do cineasta. Os grandes ausentes nesta retrospectiva são “Psico” e “Vertigo”, mas podem ser vistos nos cinemas UCI Lisboa.

O súbito interesse em Hitchcock mostra o quão importante foi o seu impacto na história do Cinema, juntamente com outros grandes nomes como Akira Kurosawa, Charles Chaplin, Stanley Kubrick ou John Ford. Alfred Hitchcock era um autêntico artista que explorava vários temas nos seus filmes, desde loiras misteriosas (por exemplo, Grace Kelly ou Kim Novak) passando por traições e assassinatos. O Cinema de Hitchcock influenciou várias gerações de cineastas que tentaram explorar os mesmos temas, mas não de uma forma tão elegante e inquietante como o “Mestre do Suspense”.

A retrospectiva ”O Vertiginoso Sr.Hitchcock”será exibida até ao final do mês e “Psico” pode ser visto nos cinemas UCI El Corte Inglés e UCI Arrábida no Porto. O mestre está oficialmente de volta e promete invadir os cinemas portugueses.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This