B1HmsBhZFxS

“Ana dos Cabelos Ruivos – novela gráfica”, de Mariah Marsden e Brenna Thummler

A magia do passado invade o presente

Ana dos Cabelos Ruivos, de Mariah Marsden e Brenna Thummler (Fábula, 2021), é um mundo encantador e colorido. Avonlea é um lugar pitoresco, onde assim que se entra, já não se pensa em sair, nem por um segundo.

É baseado no clássico Anne of Green Gables, obra original da escritora canadiana Lucy Maud Montgomery, publicado em 1908, apreciado por muitos mais de um século depois.


Serviu de inspiração para a escritora norte-americana, Mariah Marsden, ex-bibliotecária, Mestre em Escrita Criativa e Artes dos Media na Universidade de Missouri (Kansas City), que publicou, anteriormente, a BD The Secret Garden: A Graphic Novel, adaptada a partir da obra de Frances Hodgson Burnett (2021); e Brenna Thummler, ilustradora, formada pelo Ringling College de Arte e Design (Florida), bolsista da Sociedade de Ilustradores Zankel Scholar. Tem no seu currículo, a publicação a solo da BD Sheets (2018, edição de colecionador 2021), e da BD Delicates (2021).

Novela gráfica, do género juvenil, com capa dura e 232 páginas coloridas, tem como idade recomendada os maiores de 11 anos.


Perfeito para pequenos e graúdos, este clássico da literatura continua o seu legado intemporal e os desenhos com toques modernos só o tornam mais interessante e apelativo. Sem perder a sua essência pura e doce do original, mantém-se igualmente fiel à época retratada na história, continuando o seu legado de ideais como a amizade, o amor e crescimento pessoal. De leitura rápida, mas com as mesmas características emocionantes do texto de Montgomory, o único problema com esta novela gráfica é o facto de terminar.


A obra já teve inúmeras adaptações desde a televisão ao cinema, às séries animadas, entre outros.

‘Ana dos Cabelos Ruivos’ prende o leitor naquele mundo de fantasia e comportamento altamente teatral de Ana Shirley, onde acompanhamos as suas aventuras e desventuras, os seus sonhos (especialmente acordada), a sua vida na escola e as suas ligações com os habitantes da vila.


Ana é adorável, de mente irrequieta, mas coração grande. Não é, portanto, de admirar que quando Matthew Cuthbert se deparou com uma jovem rapariga de 11 anos, tagarela e sonhadora, de cabelos ruivos e sardas, à sua espera na estação de comboios, tenha sido imediatamente convencido que a ideia inicial de adotar um rapaz para ajudar na quinta era absolutamente errada. Mas o mais difícil seria convencer a irmã, Marilla.


A vida dos três habitantes da quinta Green Gables muda de um dia para o outro, e nem os dos demais habitantes de Avonlea vão escapar à influência pura e positiva da vivaz Ana.
Desde uma amizade do peito com a simpática e educada Diana Barry a uma rivalidade académica e inimizade à primeira vista com o jovem Gilbert Blythe, a vida de Ana vai passar por várias peripécias que vão fazer com a sonhadora Ana cresça e se transforme numa jovem senhora de ideais ambiciosos e uma força de vontade avassaladora.
A conclusão deste livro não podia ser mais satisfatória.

Ana dos Cabelos Ruivos, de Mariah Marsden e Brenna Thummler é um conto que enche o coração, que faz vibrar com a imaginação e ingenuidade de Ana, sofrer com os seus desaires e vibrar com as suas conquistas. Uma homenagem perfeita ao original que vai agradar aos ávidos leitores dos livros de Lucy M. Montgomory e à geração mais nova.



There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This