Caixa de Pandora

Caixa de Pandora

Um grupo de jovens criativos do norte de Portugal aliou-se para realizar um projecto cinematográfico em parceria com alguns designers portugueses

Esta ideia surgiu algures em meados de Outubro de 2011, quando Pedro Rodrigues expôs a sua ideia, deixando curiosidade e mistério acerca deste projecto, levando assim os criativos a porem “mãos à obra”.

O colectivo, sob uma crise económica que se sente globalmente, reuniu-se para a concretização do mesmo, através de parcerias e inter-ajuda, fazendo com que este se concretizasse a custo zero, desafiando uma época egoísta e tentando equilibrar a aliança entre a ambição, o egoísmo e o altruísmo.

“Em tempos de crise, ainda existe quem goste de trabalhar por amor à arte!”, diz-nos Viviana Magalhães.

Dentro de um caixão surge então figurada a história da mitologia grega Caixa de Pandora. Uma analogia para sarcasticamente criticar a sociedade actual, em que todos os males estão espalhados pela humanidade. Onde a Esperança é o único mal salvaguardado.

Caixa de Pandora relata o dinamismo a uma crítica que se pretende fazer sentir socialmente, deixando a questão: “Encontramo-nos face a uma morte ou ao nascimento de uma nova Era?”

A forma religiosa foi sacrificada e julgada através de personagens que adornam as jóias concebidas pela jovem designer Olga Noronha, vestidas pelos designers de moda Diogo Cerqueira, Camila Cândido e João Rola.

Em conjunto, deram carácter às personagens a stylist Viviana Magalhães e o assistente André Frutuoso, com a presença do cabeleireiro João Pereira dos Anjos Urbanos e as maquilhadoras Vanessa Azevedo e Marie Sales.

Para dar vida às personagens contaram com a presença das modelos Gabriela Vilarinho e Rita Aguiar, a actriz Ana Morina e, pela primeira vez em cena, Ana Camacho e Maria João Varela.

Ficha técnica:

Argumento/Produção/Realização: Pedro Miguel Rodrigues
Realização: Ana Sousa Dias
Fotografia: Manuel Rodrigues e Isabel Marques
Direcção de Arte: Crispim Abreu
Luz: Ricardo
Câmara: Carlos Araújo
Edição vídeo: Fernando Machado



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This