dsc_8851

DocLisboa 2016 – No Trilho dos Naturalistas

Um dos episódios da série documental foi exibido no dia 29 de Outubro no DocLisboa 2016

Este sábado de manhã, no Cinema São Jorge teve lugar mais uma sessão do filme documental científico “No Trilho dos Naturalistas – São Tomé e Príncipe”. Este documentário é um de 4 episódios de uma série documental produzida pela TERRATREME em parceria com o Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra, tendo sido realizada por cinco realizadores portugueses. Esta série tem como ponto de partida a história das expedições botânicas em África, realizadas por naturalistas da Universidade de Coimbra desde o século XVIII; e fala-nos sobre a diversidade e a ecologia das plantas (em Angola, São Tomé e Moçambique), o funcionamento dos ecossistemas tropicais e as relações dos seres humanos com o ambiente.

O episódio de São Tomé e Príncipe conduz-nos a uma viagem à descoberta do presente, retraçando a exploração botânica da ilha de São Tomé feita pelo naturalista Adolpho Frederico Möller, em 1885.

Os realizadores deste episódio, Luísa Homem e Tiago Hespanha, estão de parabéns pela excelente fotografia e pela forma como abordaram os aspectos culturais, históricos (ex. legado colonial), riqueza natural e os desafios que São Tomé enfrenta devido aos impactos que a desflorestação para criação de campos de cultura (ex. café) tem tido na perda de biodiversidade e nas alterações de clima que provocam desertificação.

Após a exibição deste filme teve lugar um debate entre os realizadores e os espectadores. Esta série documental irá ser novamente exibida no SCI DOC, Festival Europeu de Documentário Científico de Lisboa. Este novo festival é organizado pela Ciência Viva e a EuroPAWS e produzido pela Apordoc, e decorrerá em Lisboa de 1 a 4 de Dezembro. Por isso, se tiver oportunidade assista a este festival.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This