Ensaio sobre o Teatro

Documentário sobre a adaptação teatral de uma obra literária. Confuso?

“O Ensaio sobre a cegueira”, livro de José Saramago, publicado em 1995 e traduzido para diversas línguas, recebeu o prémio Nobel de literatura e tornou-se um dos seus romances mais famosos. O romance conta a história de uma praga de cegueira, inexplicável e incurável, que começa num homem sentado no trânsito e, lentamente, se espalha pelo país, à excepção da mulher de um médico, a única pessoa que não é afectada pela doença que cega todos os outros, mostrando-nos o desmoronar completo da sociedade que, por causa da cegueira, perde tudo aquilo que considera como civilização e a profunda humanidade dos que são obrigados a confiar uns nos outros quando os seus sentidos físicos falham.

Na comemoração do 30º aniversário do Teatro O Bando, em co-produção com o Teatro S. João do Porto e a colaboração da Culturgest, foi levada a palco a adaptação teatral desta obra literária, num espectáculo excepcional, tanto a nível de elenco como de produção, sendo até ao momento o ponto mais alto de uma das mais originais companhias portuguesas de teatro e do seu director, João Brites.

A partir de um longo acompanhamento de O Bando, Rui Simões realizou um documentário intitulado “Ensaio sobre o Teatro”, subsidiado pelo ICAM no Concurso de Apoio Financeiro Selectivo à Produção de Documentários – 2005 e co-financiado pela RTP, sobre todo o processo criativo desta adaptação teatral, até à estreia, constituindo em si um ensaio sobre a arte de fazer teatro.

Nele se recolhem imagens desde o momento em que se acordam os actores para os sentimentos privados da cegueira, passando pelos minuciosos trabalhos sobre a voz, as posturas, os tempos, a criação do espaço, da música, até ao resultado final, com a recolha de imagens da estreia do espectáculo, intercalando com algumas explicações dadas pelo encenador, actores e até pelo próprio José Saramago, documentando com rigor todo o processo de levar a palco este ousado espectáculo.

Com antestreia efusivamente aplaudida na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, a 13 de Novembro e no Teatro São João no Porto, a 20 de Novembro, contando com a presença de João Brites, Jorge Salgueiro e Rui Simões em ambas e ainda de José Saramago na antestreia de Lisboa, “Ensaio sobre o Teatro” foi já projectado nas FNACs do Chiado e Almada, no dia 23 de Novembro e de Cascais e Colombo, no dia 25. Será ainda exibido no festival Hola-Lisboa, o 1º Festival de Lisboa do Cinema Ibérico, no dia 12 de Dezembro pelas 19h30, nos Cinemas São Jorge em Lisboa e será também editado em DVD.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This