F for Fake

A verdade da mentira em exposição na Galeria Cristina Guerra até 4 de Abril.

As novas obras de Filipa César estão em exposição até ao próximo dia 4 de Abril na Galeria Cristina Guerra, em Lisboa. O nome dado à mostra do trabalho da autora é o mesmo da obra de Orson Welles de 1976, um falso documentário que percorre inúmeras formas de falsificação e falsificadores.

O filme de Orson Welles brinca sobre a forma cinematográfica e os seus recursos, numa linguagem muito próxima da jornalística televisa onde o realizador introduz o filme e apresenta-o passeando pelos bastidores.

Orson Welles surge como um ilusionista para falar de arte, de obra, do artista e da constante ilusão que os move, os faz crescer, ao mesmo tempo que os esconde por detrás de materiais físicos concretos e um desejo do espectador em ser enganado. O realizador aborda a criação e fala sobre si próprio, dizendo que toda a arte é ilusão. O filme demonstra como tudo o que é hoje tido como real, especialmente se olharmos com atenção para as reportagens televisivas, pode na verdade não passar de uma simulação para se dar ao espectador o que ele espera ver.

Filipa César parte deste mote para construir uma mostra que inclui uma vídeo-projecção (onde a artista filma quatro personagens que comentam o filme), uma instalação feita com três mil cassetes VHS e uma série de cinco fotografias de grande formato.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This