Festa do Cinema Romeno – 19 a 23 de Novembro na Culturgest

“A IndieLisboa – Associação Cultural regressa a uma das mais interessantes cinematografias europeias para apresentar a Festa do Cinema Romeno, de 19 a 23 de Novembro, na Culturgest, evento promovido pelo Instituto Cultural Romeno. Podemos dizer que o Festival IndieLisboa mantém, desde tenra idade, uma estreita relação com o cinema romeno, tendo apresentado em 2008 uma Mostra do Novo Cinema Romeno. Agora, pelas mãos da Associação IndieLisboa, encontrámos o espaço e contexto ideais para apresentar uma programação de forma autónoma e voltar a celebrar a prolífica nova vaga de jovens cineastas que tem feito crescer uma tradição cinematográfica singular, que encontra no realismo a sua grande força. As histórias contadas nesta Festa do Cinema Romeno são quotidianas, familiares e pertencem à história recente do país (particularmente à revolução e às suas consequências).

Todos estão convidados a embarcar numa viagem de cinco dias, suficientemente grande para abraçar a história recente do cinema romeno, do país – da revolução às suas consequências – e das várias linguagens de um cinema profundamente irónico. Dentro deste ciclo, dedicamos um foco especial a Radu Jude, um dos mais proeminentes realizadores romenos da sua geração, através de uma retrospectiva integral do seu trabalho e uma carta branca: Jude escolheu homenagear Iosif Demian com a passagem do filme Baloane de curcubeu (Rainbow Baloons), de 1982. Adrian Sitaru, outro dos cineastas mais singulares do Novo Cinema Romeno, estreia em Portugal o seu mais recente filme, a curta metragem Arta (Art), exibido em competição no último Festival de Veneza, e a sua anterior longa metragem, Domestic. São alguns dos destaques da Festa do Cinema Romeno que, entre documentários e ficções, curtas e longas metragens, mostrará imperdíveis registos históricos, como é o caso de Dupa Revolutie (After the Revolution), de Laurentiu Calciu, e mordazes sátiras ao comportamento humano, como Visul lui Adalbert (Adalbert’s Dream), de Gabriel Achim.

Os convidados especiais deste programa são Adrian Sitaru e Andrei Rus. Adrian Sitaru é um dos mais singulares cineastas do Novo Cinema Romeno, e estreia na Festa do Cinema Romeno o seu mais recente filme, a curta metragem Arta (Art) e também a sua anterior longa metragem, Domestic; Andrei Rus é crítico e editor da revista de cinema Film Menu, programador do TimiShort International Film Festival e um dos curadores deste programa, a convite da IndieLisboa.

Marcamos encontros diários com os convidados e o público, no final das sessões. Consulte a programação diária em http://festadocinemaromeno.tumblr.com/programacao

Programação completa e mais informações em http://festadocinemaromeno.tumblr.com

Bilhetes à venda na Culturgest e em www.ticketline.pt a partir de 13 de Outubro”



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This