Cinema Francês faz a “Festa na Aldeia”

N o âmbito da 15ª Festa do Cinema Francês, seis aldeias do concelho de Braga e Miranda do Douro vão receber a “Festa na Aldeia”. A iniciativa acontece entre 16 e 25 de Outubro, com a projecção do filme Les Vacances du Petit Nicolas de Laurent Tirard num ecrã insuflável. A escolha destas aldeias prende-se com o facto de existir aí “uma maior presença da cultura e da língua francesa através da emigração em França”, explica Azouz Begag, director do Institut Français du Portugal. “Queremos atingir um público ainda mais jovem e mais alargado e chegar a quem tem menos oportunidades de acesso.”, acrescenta. O nome “Festa na Aldeia” tem origem no título da primeira longa-metragem de Jacques Tati, Jour de Fête.

No concelho de Vila Verde, distrito de Braga, Escariz (São Martinho) terá uma sessão às 20h30 no dia 16 e Lage às 18h00 do dia seguinte. No concelho de Miranda do Douro, as projecções serão todas às 20h30, nas aldeias de Vila Chã, São Martinho, Palaçoulo e Malhadas, dia 22, 23, 24 e 25 respectivamente. O acesso é gratuito. No caso de se verificarem condições climatéricas adversas, as projecções decorerrão em sala. Em Miranda serão nas Casas do Povo de Vila Chã, São Martinho e Malhadas e na Sede da Associação Caramonico da aldeia de Palaçoulo.

Les Vacances du Petit Nicolas passa-se nos anos 60 e conta-nos as aventuras de Nicolas, que vai começar as suas tão desejadas férias de verão, partindo em viagem com os pais e a avó. Na praia, Nicolas faz rapidamente novos amigos e conhece Isabelle, uma menina que está sempre a olhar para ele com os olhos muitos abertos e preocupados, com quem os seus pais o parecem querer casar. A comédia realizada por Laurent Tirard, conhecido por ter feito Astérix & Obélix: Ao Serviço de Sua Majestade ou Molière, é uma sequela de Le Petit Nicolas, lançado em 2009 e baseado no livro Les Vacances du Petit Nicolas, de René Goscinny e Jean-Jacques Sempé.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This