“Geniozinhos” | Barbara Esham, Mike e Carl Gordon

“Geniozinhos” | Barbara Esham, Mike e Carl Gordon

Em busca do método certo

É muito comum, entre pais que recentemente tiveram crianças ou que as vão vendo florir como plantas, ouvir um elogio à sua inteligência, esperteza ou sagacidade. Para cada pai e mãe, os seus rebentos são geniozinhos, criaturas destinadas a abraçar um futuro brilhante.

Geniozinhos” (arteplural edições, 2013), escrita por Barbara Esham e ilustrada por Mike e Carl Gordon, é uma colecção de livros dirigida aos mais pequenos, aos pais e aos educadores, que mostra como adaptar o processo de aprendizagem às necessidades de cada um, descobrindo o método certo e mais eficaz, mesmo que por vezes se tenham de arranjar soluções que estão fora de qualquer programa de ensino.

Recomendada pela Parent`s Choice Foundation, esta colecção aborda os problemas que surgem durante o processo de aprendizagem. Nos dois primeiros livros, ilustra-se o excesso de actividade numa sala de aula e, noutra esfera, as dificuldades em cumprir uma tarefa no prazo estipulado: “O Último a Acabar – a história do rapaz mais esperto da aula de matemática” apresenta-nos ao pequeno  Martim que, apesar de uma paixão doida pela matemática, é normalmente o último a terminar qualquer exercício, congelando sempre que é dia de teste; “Professora, acho que tenho bicho-carpinteiro” conta-nos a história de David, um rapaz a dar para o hiper-activo que não consegue parar quieto durante as aulas, fazendo com que a professora comece a perder o juízo e decida chamar os seus pais à escola.

Mesmo que por vezes possa apresentar algum excesso de formalidade, “Geniozinhos” dá a conhecer às crianças e aos pais a noção e a importância da individualidade,  mostrando que, mesmo para um problema que parece ter o tamanho de uma montanha, pode haver uma solução muito fácil para chegar ao topo.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This