FOTO-1

Jantar vínico na Herdade da Barrosinha

Vinhos alentejanos em destaque numa noite de fados

Foi no passado dia 12 de dezembro que teve lugar, no Restaurante do Hotel Rural da Herdade da Barrosinha, Alcácer do Sal (a 92 km de Lisboa), um jantar de apresentação dos vinhos da mais recente colheita da herdade, no qual se puderam degustar as novas propostas vínicas ao som de fado.

“Este é o segundo ano consecutivo que organizamos este evento… O principal objetivo é promover os vinhos da nossa última colheita. Temos tido tão bons resultados que, dada a procura, estamos a pensar realizar este tipo de evento mais do que uma vez por ano”, diz-nos João Pedro Martins, Encarregado Geral da Herdade da Barrosinha, sobre o jantar.

A noite começou com a degustação do primeiro vinho HB Moscatel Graúdo 2014, acompanhado pelo saboroso pão alentejano (caseiro), manteiga com ervas, azeitonas, queijo e croquetes de alheira. Durante as entradas pudemos ainda degustar um ótimo vinho tinto HB Tinto 2014.

Seguiu-se bacalhau panado em azeite com batatinhas fritas e uma surpreendente salada de alface com coentros, acompanhado por vinho branco HB Branco 2014. Depois o prato de carne, composto por arroz de pato, acompanhado pelo tinto reserva HB Tinto Reserva 2012, com um sabor mais intenso que o HB Tinto 2014. Por fim, o buffet de sobremesas, composto por sericaia, mousse de chocolate, torta de laranja, entre outras, sendo caraterística comum a todas elas, o fato de serem de confeção caseira e deveras deliciosas.

Eis que chegou o grande momento, luzes apagadas e silêncio que se vai cantar o fado! Carlos Silva e João Núncio na guitarra acompanharam os fadistas Joaquim Núncio, Nelo Charrua, Paula Cruz, Ana Botas, João Pedro e a grande surpresa da noite, de seu nome, Ricardo Ribeiro! Ouviram-se, entre outros, os fados Bairro Alto, Tudo isto é Fado, Travessa da Palha, Cavalo Ruço, Fado do Estudante… De referir a excelente acústica da sala e o ambiente acolhedor!

A meio da noite, um caldo verde e umas bifanas, para aconchegar o estômago, acompanhados pelo belíssimo tinto Visconde Alcácer Reserva 2012.

Para além da organização deste género de eventos, a Herdade da Barrosinha disponibiliza ainda uma vasta oferta turística, que inclui, por exemplo, alojamento (em quartos amplos e bastante cómodos), passeios pedestres (devidamente assinalados e pontuados por diversos pontos de interesse dignos de visita, como sejam a vinha, o açude ou as duas capelas seculares), ou ainda caça turística, sempre pautados pela vocação do bem receber das gentes do Alentejo.

Herdade da Barrosinha

7580-514 Alcácer do Sal

Fotografia de Mário Afonso



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This