KINO – MOSTRA DE CINEMA DE EXPRESSÃO ALEMÃ 2016

KINO – MOSTRA DE CINEMA DE EXPRESSÃO ALEMÃ

AS MAIS RECENTES TENDÊNCIAS DO CINEMA DE EXPRESSÃO ALEMÃ

Em 2016, a KINO – Mostra de Cinema de expressão alemã apresenta uma selecção de curtas e longas, entre a ficção e o documentário, que procuram espelhar as tendências mais contemporâneas da cinematografia criada e realizada em expressão alemã.

Com temáticas diversas, a programação da KINO 2016 foca o tema dos refugiados e dos requerentes de asilo, com três filmes provenientes da Alemanha, Áustria e Suiça, e o tema da família e do sentido da palavra alemã Heimat, de certa forma intraduzível.

Nesta que é a 13ª edição da mostra de cinema organizada pelo Goethe-Institut Portugal em parceria com várias instituições locais, nasce uma nova linha de programação, com o nome Novas Perspectivas, que marcará presença em todas as secções da mostra. Novas Perspectivas tem por objectivo tornar mais visível a aposta da KINO nas primeiras obras de jovens talentos da realização, sendo exibidos filmes da secção Perspektive Deutsches Kino (Perspetiva Cinema Alemão) da Berlinale, o Festival Internacional de Cinema de Berlim.

KINO volta ainda a programar uma retrospectiva de um cineasta de destaque, dedicando-se este ano a explorar a obra de Rosa von Praunheim, percussor do movimento homossexual na Alemanha, com a exibição de oito dos seus filmes mais importantes. Esta iniciativa é realizada em parceria com a Cinemateca e o crítico Augusto M. Seabra.

 

Lisboa, 27 de janeiro – 4 de fevereiro
Cinema São Jorge
Cinemateca
Goethe-Institut

Coimbra, 28 – 30 de janeiro
Teatro Académico Gil Vicente

Porto, 30 a 31 de Janeiro
Fundação Serralves



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This