rdb_lowdi_header

Lowdi

Pequena e poderosa que prova que o tamanho nem sempre importa

Com a explosão do mercado de smartphones e leitores portáteis, surgiram no mercado centenas de acessórios, desde capas a docas, passando por stands e colunas. Este “mercado paralelo” tem evoluído com os mais recentes avanços tecnológicos permitindo aproveitar as características dos dispositivos para ser possível realizar algumas operações que há uns anos eram impensáveis ou bastante dispendiosas. É neste contexto que surge a Lowdi, uma pequena coluna que se liga a qualquer dispositivo bluetooth, permitindo amplificar o som, sendo capaz de encher uma sala.

Embora não seja a primeira coluna wireless do mercado, a Lowdi apresenta um conjunto de características que a tornam única: é um produto europeu, um facto que merece ser destacado porque cada vez mais raro; é o primeiro dispositivo a suportar Bluetooth 4.0, o que garante uma maior qualidade no sinal e uma considerável poupança de bateria; consegue alcançar um volume bastante alto com uma perda de qualidade residual; permite atender chamadas – speakerphone; tem um design retro e elegante; custa apenas 99 euros (portes incluídos quando adquirido no site oficial).

Depois de algumas semanas de utilização, a Lowdi tornou-se muito mais útil do que imaginava. Mais do que uma coluna para levar numa viagem ou fim-de-semana, é uma excelente opção para gaming em dispositivos móveis, tornando a experiência muito mais envolvente. Para quem não tem um sistema bluetooth no carro, basta levar esta pequena coluna, ligá-la ao smartphone e criar um kit mãos livres bastante económico que até permite obter informações de navegação (caso o smartphone tenha uma aplicação com essa funcionalidade), já que a Lowdi amplifica qualquer som que o dispositivo emita. E ouvir música no banho? Quem não gosta de ouvir um bom disco de jazz enquanto está a relaxar num banho de imersão? Basta deixar o dispositivo fonte numa divisão relativamente perto da casa-de-banho e levar a coluna com o roupão!

Trocámos algumas impressões com o co-fundador do projecto Harald Dunnink.

Como começou o projecto? Quem é a “mente” por detrás da Lowdi?

O projecto foi iniciado pelos parceiros de negócios Laurent Olivier, da empresa francesa Linkeet, e Harald Dunnink, da agência de design holandesa Momkai.

Quais são as características que tornam Lowdi um produto diferente?

Lowdi é pequeno, acessível e fácil de lidar com uma qualidade de som que não é acompanhada pelos concorrentes. O preço amigável torna-o mais acessível. O invólucro de borracha torna-o perfeito para levá-lo para o exterior sem o medo de ficar danificado. É também o primeiro speaker a adoptar a versão 4.0 da norma Bluetooth que tem muito impacto no consumo de energia e permite fazer uma viagem sem nunca ter que carregar a bateria.

Como explicas o crescimento deste mercado?

Acho que o grande crescimento deste mercado está relacionado com o uso cada vez maior do smartphone como o objecto mais importante das nossas vidas. É uma jukebox, máquina fotográfica, relógio despertador, guia, gps, telefone, etc. Devido a isso, andamos sempre com ele e queremos partilhar a nossa música “on the go”. Uma coluna wireless torna-se realmente atraente porque, mesmo partilhando a música, queremos continuar a utilizar o smartphone para tirar fotografias ou actualizar o estado do Facebook. Como nós costumamos dizer: Lowdi fica muito bem em preto e está ligada a… nada.

Achas que é uma vantagem ser uma empresa com sede na União Europeia (UE)?

A principal vantagem de ser uma empresa da UE é que temos uma perspectiva nova num mercado de tecnologia que é dominado pelos EUA e Ásia. O nosso produto é produzido na Ásia, a marca tem uma sensação muito europeia, que é algo de novo e diferente para os consumidores nos EUA. É o melhor de todos os mundos.

Quais são os planos para a distribuição? A Europa é o principal mercado?

Estamos focados na Europa para realmente ter a certeza de que podemos acompanhar um nível alto de procura e “apalpar o terreno”. Já estamos a adicionar a América do Norte e Austrália na lista e o lançamento do produto nos EUA está para breve.

Qual tem sido o feedback?

Tem sido incrível. Temos recebido imensas mensagens de pessoas que ficaram surpreendidas com a qualidade do som de uma coluna tão pequena. Nós não fizemos qualquer estudo de mercado e apenas confiámos no nosso instinto e ouvidos. Laurent Olivier foi o responsável pela qualidade do som e fez um excelente trabalho. Tem sido também muito gratificante, para uma pequena equipa como a nossa, verificarmos que o nosso produto tem sido partilhado nas redes sociais dos nossos reais clientes e que têm passado a palavra a familiares e amigos.

Existem planos para outros produtos ou outras versões Lowdi?

Estamos a trabalhar numa edição limitada e muito emocionante que ainda não posso desvendar. Não queremos falar sobre novos produtos até conseguirmos lançá-los. Estejam atentos à nossa página no facebook.

Com apenas três palavras descreve Lowdi.

Set the scene.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This