rdb_stickystrap_header

The StickyStrap

O “Canivete Suiço” para Iphone e seus semelhantes. Criado no Porto por uma família dinamarquesa.

Mais do que simples terminais que permitem fazer e receber chamadas, os telemóveis tornaram-se num objecto indispensável do nosso dia-a-dia. Para além das possibilidades que a Internet móvel potencializou (navegar, receber/enviar e-mail e utilizar redes sociais), um telemóvel é um verdadeiro media center, onde se pode ouvir música, ver filmes com uma qualidade bastante aceitável e ter um GPS. Todas estas funcionalidades criaram um novo mercado de acessórios para estes equipamentos. No Porto, uma família dinamarquesa criou um acessório low budget para o Iphone (e Ipod Touch) e que o definem como sendo o “canivete suíço” para estes aparelhos. O seu nome: The StickyStrap.

O conceito assenta em 4 ventosas. Com elas é possível prender um Iphone (ou um aparelho semelhante) a qualquer superfície lisa, colocá-lo “de pé” na horizontal ou na vertical em qualquer lugar e pendurá-lo num gancho. A sua utilização depende exclusivamente da criatividade de quem o usa. Ideal para ver filmes em viagem, usar como GPS no espelho do carro, ou como kit de mãos livres. O produto começou agora a ser comercializado exclusivamente no site oficial (ver link externo) e tem um custo quase simbólico.

Este produto foi idealizado por Michael Andersen, um dinamarquês que reside no Porto com a sua família desde os anos 80, na altura do “boom têxtil em Portugal”. Após ter estudado Design Industrial em Inglaterra regressou ao Porto onde começou a “transpor o que tinha aprendido para Web”. Dez anos depois, decidiu “fazer algo palpável” de forma a “fugir do ambiente virtual” em que se tinha colocado. Surgiu assim a “A Produkt”, uma empresa de Design de Produtos que criou com o pai e irmãos.

“Tive a ideia de, em vez de fazer uma Aplicação para o iPhone, fazer um acessório que fosse multi-facetado, tipo “canivete suiço”. Tinha de ser diferente, prático, pequeno e leve, tinha que facilitar a vida móvel e tinha de ser economicamente viável (…) passou um ano desde a ideia á constituição de empresa com produto embalado e pronto para venda ”. E assim surgiu o “The StickyStrap”.

Para 2010 estão já na calha novos produtos que encontram-se em “fase de pesquisa e testes”. “Portugal tem muito para dar, temos de aproveitar e usar tudo ao nosso alcance para dar uma imagem mais arrojada deste país”, diz-nos um dinamarquês que não teve receio em apostar, a partir do Porto, num novo conceito que procura tirar partido da Internet como canal de divulgação e comercialização.

A RDB já comprou o seu próprio StickyStrap e os primeiros testes foram bastante positivos. Embora a ideia de colocar um Iphone preso por umas ventosas numa parede ou porta possa parecer pouco segura, a verdade é que ainda não tivemos qualquer problema. Obviamente que é necessário ter em atenção todas as precauções que se encontram descritas no site e não prender o Iphone numa superfície extremamente húmida. A funcionalidade de “colocar em pé” é extremamente útil para quem não tem por exemplo uma doca e quer ter o Iphone ao seu lado em cima da secretaria. Poderá ser, para muitos, um acessório “dispensável” e a sua utilização poderá ser fortuita, mas na realidade o “The StickyStrap” demonstrou valer os euros que custou, sendo que a sua compra ajuda também a fomentar a criatividade made in Portugal.



Também poderás gostar


There are no comments

Add yours

Pin It on Pinterest

Share This