rdb_lxfact-openday_header

LxFactory

Há 150 anos era uma fábrica de fiação e tecidos, hoje é uma fábrica de ideias.

A LxFactory nasceu no espaço da Antiga Companhia de Fiação e Tecidos Lisbonense do século XIX, junto ao Largo do Calvário em Alcântara, e converteu-se, em pouco tempo, numa ilha criativa na cidade. Com cerca de 120 empresas e espaços comerciais instalados, é hoje um ponto obrigatório de visita.

A LXFactory foi criada pelo grupo de investimentos imobiliários MainSide para gerir o espaço comprado à Gráfica Mirandela que ainda opera num dos edifícios enquanto não finaliza a sua mudança definitiva para Loures. No projecto da empresa para o local estão previstas zonas de habitação, comércio e serviços, mantendo a faceta industrial nos três edifícios principais, para não descaracterizar a zona, e não se perder parte da história da cidade. A construção deste complexo fabril remonta à década de 40 do século XIX e foi dos primeiros a adoptar uma tipologia típica da arquitectura do ferro em Portugal. Numa Lisboa repleta de prédios e espaços devolutos, a LxFactory demonstra que é possível rentabilizar e contornar problemas de uma forma inteligente, haja criatividade e dois dedos de testa.

O espaço, englobado no plano Alcântara XXI da Câmara Municipal de Lisboa, aguarda a aprovação do plano de pormenor para os terrenos e edifícios do antigo complexo fabril num processo que tem sido mais demorado do que o previsto inicialmente. Há males que vêm por bem. Enquanto a renovação não acontece, os 23 mil metros quadrados são temporariamente devolvidos à cidade numa explosão de criatividade por um tempo indefinido. Os contratos têm sido realizados pelo período de 5 anos mas poderá ser menos tempo. Para quem está a ponderar alugar um espaço fica aqui a informação que o metro quadrado custa entre 6 e 9 euros.

Na antiga fábrica há de tudo um pouco como na farmácia: agências de publicidade, produtoras de cinema, moda e audiovisuais, ateliers de design e arquitectura, ateliers de artistas, músicos, uma escola de dança, restaurantes, esplanadas e até uma livraria.

A par das empresas estabelecidas, a quantidade maciça de eventos tem feito o resto; não há Lisboeta que não saiba onde fica o local. O festival internacional OFFF, dedicado à criação digital, passou por aqui recentemente e teve visitas na ordem das 6 mil pessoas. Desfiles de moda, filmagens, festas, exposições e concertos fazem parte da programação diária da LxFactory. Sinergia é uma palavra que ganha mais significado neste espaço em que o ponto alto é atingido no Open Day, onde todos os residentes são chamados a definir a programação e é possível aos visitantes conhecer os espaços de trabalho e os projectos realizados.

CANTINA LX

Mistura de cantina e celeiro, repleta de objectos vintage. Simples e despretensiosa, com comida apetitosa a preços acessíveis. Os móveis e equipamentos foram recuperados das instalações da Gráfica Mirandela, o charme vem das memórias da cantina original que serviu gerações de operários desde 1846. A cereja no topo do bolo é ter sala de fumadores.

Edifício C, Rua Rodrigues Faria, 103.

ACT

Escola de formação de actores criada por Patrícia Vasconcelos dirigida para cinema e televisão. Além do Curso de Formação Profissional de Actores com duração de três anos lectivos, realiza vários workshops ao longo do ano com o objectivo de proporcionar uma formação contínua aos profissionais do espectáculo.

Edifício 1, espaço 0.2

ZOOT

Revista bilingue de moda, tendências, design e eventos culturais. Conta com colaboradores de todo o mundo, sai 4 vezes por ano e é distribuída internacionalmente. Acima de tudo gostamos do subtítulo: “The International Fashion and Music Magazine From Portugal”.

Edificio I, Entrada 3, piso 1, espaço 1.26

COMPACT STUDIO

Gonçalo Gaioso é o nome por detrás do estúdio Compact. Depois de em Paris ter sido assistente do célebre fotógrafo Mario Testino e em Barcelona trabalhar como assistente de Nico, nome grande da fotografia espanhola, passou por publicações como a NEO2, La Barna e Puzzle. Estabeleceu-se em Portugal em 2005.

Edifício1, entrada 3, piso 3, espaço 3.22

ALVA

Atelier de design multidisciplinar criado por Diogo Potes e Ricardo Matos. A discoteca Lux e o restaurante Bica do Sapato são uns dos seus vários clientes. Para quem deixou escapar, conheçam melhor este Atelier através deste link.

INDIA THAT WEARS YOU

Roupa com inspiração indiana. A história desta loja começou com uma viagem à Índia de uma das sócias. Nesta loja tudo é planeado ao pormenor, desde os tecidos aos padrões e às cores. Nas colecções misturam habilmente o exótico com o design contemporâneo criando peças apetecíveis.

Edifício D

LER DEVAGAR

A livraria instalou o seu mais recente espaço à volta de uma rotativa de três andares num dos edifícios desocupados pela Gráfica Mirandela. Conta também com um auditório e um bar. Para além da grande variedade de títulos disponíveis vale a pena a visita pela programação variada, desde lançamentos a concertos.

Edifício G, espaço 0.3

FORUM DANÇA / O RUMO DO FUMO

O Forum Dança é uma plataforma de encontro dos profissionais e do público, uma associação cultural sem fins lucrativos criada em 1990 com o objectivo de promover a formação profissional e artística, a investigação, a edição e a documentação. Recentemente juntou-se à estrutura O Rumo do Fumo e criaram o projecto Edifício, o novo espaço de trabalho em conjunto.

Edifício I, piso 2, espaço 2.15

LOLLIPOP

Num 4º andar com grandes janelas com vista para o rio e um terraço deslumbrante encontra-se o Lollipop. À frente do projecto encontra-se a agência de eventos Be One que pretende que o Lollipop não seja um mero espaço nocturno mas um sítio onde tudo é possível acontecer. Foram um dos primeiros espaços em Lisboa a implementar a moda irritante de só entrar quem tem o nome na guestlist. Como o critério é aleatório isso já tem arruinado muitas boas festas.

Edifício I, piso 4, espaço 4.0

NORMA JEAN

Criada em 2005, rapidamente a agência Norma Jean conquistou clientes de peso e tornou-se uma agência a competir com as melhores. A TMN, o Banif e o Sapo são algumas das marcas no seu portfólio. Num OpenDay fizeram um Jogo da Vaca nas instalações da Lx Factory que deu que falar.

EVOL

Gabinete de design gráfico, de produto e interiores fundado em 2003. Desde então são muitos os objectos que nasceram da sua criatividade. Já colocaram um origami gigante num centro de ciência no Alentejo.

Edifício G, piso 0, espaço 0.9

E VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE

Loja atelier com objectos personalizados e restyling de mobiliário. Para além de poderem adquirir as peças também podem observar o processo de criação e transformação das mesmas. Tudo realizado numa perspectiva eco-friendly. Também está disponível a modalidade de aluguer para produções fotográficas ou spots publicitários.

Edifício H, espaço 0.4

WE ARE THE ELECTRIC BROTHERS

Atelier que trabalha em vários projectos à volta da utilização e investigação da fibra óptica. A PT e o Estoril Open são dois dos clientes que já requisitaram o seu trabalho em anúncios e decoração de espaços.

PRÓXIMOS EVENTOS

Mostra da XV Bienal de Cerveira – De 2 a 27 de Novembro

Retrospectiva de Vasco de Castro – De 5 a 5 de Dezembro – Galeria Arthobler, Edifício G, piso 0, espaço 0.3

Mercado Mundo Mix – De 4 a 6 de Dezembro



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This