Nada Fazi é o vencedor do Prémio de Cinema Português do Fantasporto 2012

Nada Fazi, curta-metragem de ficção realizada por Filipa Reis e João Miller Guerra, é o filme vencedor do Prémio de Cinema Português do Fantasporto 2012. O filme foi destacado entre as 8 curtas metragens seleccionadas para esta categoria.

Três investigadores iniciam a tese “10 Anos de Reinserção Social no Bairro Casal da Boba”. A câmara de filmar usada na pesquisa é roubada e ao deambular de mão em mão regista um crime.

Nada Fazi (“É inevitável”, em crioulo) é um olhar partilhado de fragmentos do dia-a-dia de um bairro. Uma visão externa que se transforma numa viagem íntima pelas vivências de um grupo de jovens.

Nada Fazi foi realizado no âmbito de Kê Li Kê Lá, um projecto de sensibilização artística e formação em cinema, que contou com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian e a EDP.

Com a duração de dois anos, Kê Li Kê Lá (“ah, e tal” em crioulo), permitiu dar continuidade à relação que a Vende-se Filmes estabeleceu com o bairro Casal da Boba, no concelho da Amadora.

Kê Li Kê Lá reúne em todas as suas iniciativas dois percursos interdependentes, que colocam os artistas e profissionais de cinema e os jovens do bairro num mesmo patamar de aprendizagem, partilha e mútuo conhecimento.

Os jovens participam em workshops adquirindo conhecimentos na área audiovisual. As diferentes áreas de trabalho que este projecto abrange (documentário, fotografia, interpretação, técnicas audiovisuais) permitem adquirir ferramentas artísticas e de auto-conhecimento, criando condições para um espaço de reflexão. Ao mesmo tempo, os artistas e profissionais de cinema envolvidos em Kê Li Kê Lá recolhem toda a riqueza das histórias de vida do bairro com o objectivo de realizar uma curta-metragem e desenvolver um guião de uma longa-metragem de ficção.

A partir deste projecto foram realizados a curta de ficção Nada Fazi e as curtas Kê Li Kê Lá Documentário, realizadas por jovens do Casal da Boba, na Amadora, entre outros projectos. Foi ainda desenvolvido o guião para a longa-metragem de ficção Cá T’Aguenta, que está actualmente em fase de pré-produção.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This