rdb_noitebrancabraga13_header

Noite Branca 2013

No dia 7 de Setembro, Braga é invadida pelas Artes. Conversámos com Hugo Pires, presidente da Fundação Bracara Augusta, entidade organizadora do evento

Em que consiste a Noite Branca?

A Noite Branca é momento que contempla Artes Performativas, Dança, Teatro, Exposições e Música, envolvendo toda a cidade de Braga e que atrai milhares de pessoas. O evento é o mote para uma noite totalmente dedicada à Arte Urbana e a sua convivência com a cidade, com todos os espaços de lazer, comércio, cultura e entretenimento abertos até de madrugada, oferecendo um vasto leque de opções e mostrando o que a cidade tem de melhor.

Como nasceu este conceito?

Esta iniciativa é promovida pela Fundação Bracara Augusta conjuntamente com a Câmara Municipal de Braga, na sequência da Braga 2012:Capital Europeia da Juventude.

O que vai acontecer (dança, teatro, música,etc) e quando?

Todo o programa aqui.

Que balanço faz da edição passada?

O ano passado, o número de pessoas foi tão considerável, que o alojamento esgotou, bem como a oferta em espaços de restauração. Penso que  nunca se viu tanta gente na cidade. Mesmo nas festas mais participadas, esta manifestação foi de longe a que teve uma participação mais numerosa. À semelhança da Braga Romana, do S. João, da Semana Santa, pode ser uma grande atração turística para Braga.

Quais são os pontos que destaca para esta Noite Branca 2013?

Para além dos nomes de cartaz avançados – Mariza, David Fonseca, Mónica Ferraz e Funk You 2 –  está previsto um momento único de performance artística nos céus de Braga. O Heliosphere vai iluminar as ruas da cidade em duas sessões, às 21h30 e às 23h00, na Praça da República, através de um balão de hélio que dará asas a um acrobata suspenso. Destaque também para o Concerto Comunidade que reunirá um conjunto de representantes de bandas de Braga, num espetáculo dirigido pelo britânico Tim Steiner, e que será o reflexo musical das tradições da cidade de Braga. Durante todo o dia, também haverá workshops, animação de rua, e outras performances.

Quais são as expectativas?

Este ano espera-se ultrapassar a fasquia dos 100 mil participantes. Este evento pode recolocar Braga como lugar de interesse, não apenas pelo seu património e histórias, mas pelas suas manifestações culturais de vanguarda. Queremos que Braga seja um sítio onde as pessoas se possam divertir. Este é um evento dos bracarenses, para as famílias e para que todos se sintam atores nesta grande celebração. Temos tido um feedback muito positivo dos comerciantes, que têm aderido e mostrado todo o interesse em participar. A Noite Branca pretende, mais uma vez, ser um ponto de convergência da cidade com os seus habitantes e de todos quantos a visitam.



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This