rdb_oatshoes_header

Oat

Footwear sustentável: os ténis que se transformam em árvore.

A marca holandesa fez a diferença e surpreendeu o mercado ao apresentar uma linha de ténis que concilia a moda com uma preocupação fundamental dos tempos modernos: a preservação do meio ambiente e a consciência social, numa caminhada que culmina com o nascimento de uma árvore.

O calçado velho segue tradicionalmente o mesmo percurso: o caixote do lixo, mas agora pode ganhar nova vida. A colecção da Oat, The Virgin Collection entrou no mercado com uma proposta alternativa e revolucionária, os ténis fabricados com materiais totalmente biodegradáveis podem ser literalmente plantados depois de usados. Após a decomposição, as sementes guardadas no interior do forro vão originar o nascimento de uma nova árvore evitando danos colaterais para a natureza.

The Virgin Collection foi o grande destaque da semana da Moda de Amesterdão deste ano e surpreendeu todos numa apresentação intitulada “Saved from garden of Eden”, uma tentativa para retratar a ideia de que os ténis são fabricados com o que a natureza tem de melhor. Os novos ténis foram apresentados num carrinho de mão branco empurrado por Adão e Eva seminus. A reacção ao projecto foi muito positiva e a marca ganhou o segundo lugar no Green Fashion Awards de Amesterdão.

Christiaan Maats e Dirk-Jan Oudshoorn fundaram a OAT Shoes há dois anos com o objectivo de desenvolver produtos que reforçam a ligação entre as pessoas e a natureza, ao invés de criar mais resíduos desnecessários. O desejo de promover a reconciliação entre indústria e meio ambiente condicionou a pesquisa de matérias-primas apropriadas à criação de uma linha de ténis inovadora.

A marca teve de pesquisar e desenvolver todos os processos de fabrico, uma vez que não existia alternativa no mercado, sem perder o foco na moda. O resultado final é um design clean e fresco fabricado com materiais que se degradam facilmente depois de enterrados. Uma verdadeira alternativa verde no mercado dos ténis.

The Virgin Collection apresenta quatro versões, duas de cano alto (base azul e vermelha) e duas de cano baixo (base verde e amarela) e incluí ténis para homem, senhora e unissexo para os que gostam de partilhar. Todos os modelos oferecem linhas clássicas e cores naturais em contraste com os tons fortes da primavera. Os materiais macios permitem a respiração natural dos pés e a sola garante um ajuste flexível.

Os sneakers da OAT vão estar disponíveis em várias lojas europeias a partir da Primavera numa colecção limitada de 900 peças e o preço deve oscilar entre 140 e 150 euros. Fiquem atentos!



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This