rdb_guava_header

Guava

A nova criatividade portuguesa.

Guava tanto pode ser sinónimo de um dos frutos típicos mais admirados do Brasil – a Goiaba, como pode ser sinónimo de sucesso, irreverência e criatividade portuguesa.

A Guava é o novo projecto nacional. É uma marca nacional, de uma designer nacional, com qualidade nacional.  O design é arrojado, prevendo-se que cative de forma positiva os mercados internacionais mais atentos a novos talentos e conceitos.

A designer da marca, Inês Caleiro, graduou-se em Design Gráfico no IADE, estudou Design de Moda no London College of Fashion, onde se especializou em acessórios de moda – sapatos e onde venceu o prémio de Melhor Estudante (disputado entre alunos de todo o mundo), que lhe abriu portas directas para estagiar com Jimmy Choo nos departamentos de Design e Relações Públicas deste gigante dos sapatos de alta qualidade. Inês trabalhou também em duas empresas de joalharia e na conceituada marca de design de móveis de luxo portuguesa ‘Boca do Lobo’.

No entanto, o seu sonho era criar a sua própria marca, e a experiência adquirida em todas as grandes empresas por onde passou garantiu-lhe o background necessário para realizar o seu sonho.

A marca Guava surgiu assim pelas mãos de Inês Caleiro, uma jovem designer de 26 anos,  pró-activa, cheia de ideias avassaladoras e grandiosas, mas consistentes e concretizáveis. Quando a designer ainda trabalhava e residia nos Estados Unidos, enquanto ainda desenhava móveis, na busca de inspiração, Inês fazia sketches de sapatos. Aos poucos as ideias tornaram-se conceitos mais concretos, e todas as fases que incorporam o nascimento de uma marca começam a surgir de forma clara e concreta, desde o nome até ao design dos objectos. O cerne da marca é o conceito de ‘Eco-fashion’ e o desafio é criar uma marca de sapatos com um design diferente, novo e trendy conjugado com o conceito fundamental de sustentabilidade.

Decidiu voltar para Portugal e concretizar a sua marca cá. Assim que chegou, começou a criar a sua primeira colecção de calçado, a procurar fábricas para produzirem as suas criações e a tornar a sua marca uma realidade. Conseguiu! A Guava nasceu há uns meses e a sua primeira colecção Outono|Inverno 2011 – Archi.tec (sim, a colecção só chega às lojas no próximo Outono. Vamos ter que esperar?! Não, a criadora está a preparar pequenas edições para as clientes menos pacientes, basta contactá-la directamente)  é constituída por sapatos, botas, sabrinas e sandálias. O design é inspirado nas formas da arquitectura e na sua construtividade, na geometria e nas assimetrias,  e os nomes dos vários modelos nos nomes dos arquitectos que a autora admira e aos quais foi buscar inspiração para esta colecção. A designer assume que gosta de misturar formas mais bruscas com outras mais elegantes e femininas.

Em breve surgirão novos elementos na Guava, a designer está a criar uma linha de malas, jóias e chapéus. Outro dos objectivos da criadora para a sua marca é a expansão internacional. Embora ainda não estejam à venda, já há duas lojas norte-americanas bastante conhecidas e trendys interessadas nos produtos da Guava – a Urban Outfitters e a Anthropologie, facto que representa desde já um óptimo presságio para o sucesso da marca.

A originalidade dos produtos assenta fundamentalmente nos pormenores, desde os saltos trabalhados até às faixas de cores diferentes que “quebram” a base do sapato. A Guava sabe que o fetiche por sapatos é bem real. Inês desenha sapatos para mulheres contemporâneas, versáteis, atentas às novidades do mundo da moda, que prezem tanto o design como as preocupações ambientais, uma vez que esta é uma das preocupações fundamentais da Guava, o uso de produtos amigos do ambiente, desde peles biológicas a matérias não poluentes.

E como a Guava é uma marca de futuro, à frente no seu tempo,  a próxima colecção Primavera|Verão 2012 já está pensada, chama-se Pixel e, como explica a designer,  “brinca com a ideia de o pixel ser o diamante da nova geração. É uma colecção muito elegante e feminina, com um toque de tecnologia”. Aguardamos ansiosamente!



Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This