teste-out-1

Once upon a table regressa a’ O Apartamento

Chefs Bernardo Agrela e André Freire juntam-se para preparar menu único

Após o sucesso da primeira edição de Once Upon a Table – o projecto gastronómico dos chefs Bernardo Agrela e André Freire -, O Apartamento repete a dose com mais um menu único no próximo dia 15 de Setembro.

À semelhança do primeiro jantar, será servido um menu degustação com oito pratos, welcome drink e harmonização de vinhos por 59€.

COMO NASCEU O ONCE UPON A TABLE

Em 2009, Londres conheceu o The Loft, a casa de Nuno Mendes, onde o chef recebia 14 pessoas para jantar e onde lhes podia servir um menu degustação irreverente. Jantar na casa de Nuno Mendes tornou-se uma das experiências mais underground – e desejadas – da cidade e Nuno podia fazer da sua cozinha um laboratório de gastronomia experimental. Quando abriu o afamado Viajante, Nuno ainda manteve o projecto até 2012, noutra morada, chamando-lhe The Loft Project, e convidava chefs de referência, como Magnus Nilsson, com três estrelas Michelin no sueco Fäviken, para cozinhar por lá.
Foi no The Loft que Bernardo Agrela e André Freire se conheceram. Quando descrevem o que Nuno Mendes fazia no The Loft e a atmosfera que cada jantar criava – com música e arte associado – os seus olhos brilham; ou melhor: cresce-lhes água na boa. É com base nessa experiência que os dois amigos acabam de lançar, em Lisboa, o Once Upon a Table, um projecto de jantares intimistas dentro de casa. “Queremos que o Once Upon a Table seja o The Loft lisboeta”. A ideia não é replicar o conceito, mas conseguir fazer por Lisboa o que o Nuno fez por Londres. Com este desafio em mente, Bernardo e André contactaram O Apartamento para que o jantar de lançamento fosse nesta casa que os lisboetas já conhecem bem. O primeiro menu degustação desta dupla foi apresentado dia 21 de Julho, às 20.00. Depois do sucesso da estreia, a segunda edição acontece dia 15 de Setembro à mesma hora.

QUEM SÃO OS CHEFS?

A empratar sobre a mesa enquanto fala com desenvoltura está André Freire, 36 anos. Estudou numa das mais prestigiadas escolas de cozinha, a Le Cordon Bleu, em Londres, e foi por lá que ficou durante seis anos a trabalhar com Heston Blumethal, Chris Galvin e, como já referido, com o chef Nuno Mendes, primeiro no The Loft e depois no Viajante, o restaurante onde o chef Nuno Mendes ganhou a primeira estrela Michelin. Actualmente trabalha na cozinha do Boi Cavalo. Bernardo Agrela está no fogão a marcar a carne para o prato que se segue. Prova, mas não come a sua própria comida. Tem 27 anos e só há três meses é que voltou para Lisboa. Antes disso estava nas Maldivas, como chef do Hideaway Beach Maldives Resort & Spa. De ilhas paradisíacas ele gosta – esteve também nas Seychelles a trabalhar na cozinha de um resort – mas não são a sua única escolha para morar: Tokyo e Luxemburgo também estão na algibeira. Trabalhou seis meses em Londres, parte no projecto The Loft de Nuno Mendes, onde conheceu André; parte no Viajante, onde ficou até Julho de 2010.

MENU

Brandade, Romesco, Arroz Tufado
Canivetes, Pepino, Sour Cream, Aneto
Spring Roll de Caranguejo, Sésamo Preto, Cebolinho
Tomate, Água de Gaspacho, Merengue, Óleo de Manjericão
Pampo BT, Espuma de Milho, Milho Frito
Donut de Língua, Pickles, Maionese de Chilli
Carne Maturada, Emulsão de Ostra, Agrão
Limpa-Palato
Pêssego, Maple Syrup, Toffee de Pêesego, Iogurte Desidratado
€59 com bebidas incluídas
Reservas através de www.oapartamento.com


Também poderás gostar


Pin It on Pinterest

Share This